Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Igarassu cria política antirracista para rede municipal de ensino


Por: REDAÇÃO Portal

O projeto será discutido pelos vereadores e se propõe a ir além da Lei 10.639/03

29/11/2024
    Compartilhe:

O projeto será discutido pelos vereadores e se propõe a ir além da Lei 10.639/03

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um Projeto de Lei (PL) voltado ao combate ao racismo na educação está tramitando na cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O texto prevê que a Política Antirracista seja adotada em todas as escolas do município, além da criação do Núcleo de Estudos e Formação Docente para as Relações Étnico-Raciais.

No Brasil, há 20 anos, a Lei 10.639/03 obriga as escolas de ensino fundamental e médio a ensinarem sobre história e cultura afro-brasileira. Mas o PL em questão, assinado pelo executivo municipal, se propõe a ir além. 

Entre as medidas, disciplinas e conteúdos antirracistas devem ser incrementados no currículo escolar, como explica a secretária de educação de Igarassu, Andreika Amarante. 

“Essa lei institui formação continuada para professores e para os demais profissionais da educação, confecção e distribuição de material específico para apoiar esse estudo nas escolas. E uma coisa muito importante: recurso. Institui dotação orçamentária própria”, apontou. 

Se o projeto for aprovado pelos vereadores do município, Igarassu contará com um orçamento de R$ 100 mil para efetivação da política antirracista nas escolas.

“Igarassu vem de vanguarda, indo além da lei nacional. A gente efetiva agora e manda para a Câmara o projeto de lei da educação antirracista para a nossa rede de ensino, que tem como objetivo promover a justiça, a equidade e o letramento racial, além de combater o racismo no desenvolvimento das crianças”, ressaltou a secretária Andreika.

Segundo a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, o antirracismo já faz parte das políticas adotadas na educação municipal. O projeto, no entanto, contribui para formalizar a luta.

“Hoje contaremos a história de uma forma diferente, a partir de Igarassu. Essa lei municipal é mais um símbolo da importância de levar esse conhecimento para as futuras gerações”, frisou.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook