Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Brasil

Governo Federal lança programa para acolher passageiros com TEA nos aeroportos brasileiros


Por: REDAÇÃO Portal

Como parte do Plano Aeroviário Nacional (PAN) e do programa “Viver sem Limites II”, o projeto prevê a instalação de 20 salas multissensoriais até 2026

07/11/2024
    Compartilhe:

Como parte do Plano Aeroviário Nacional (PAN) e do programa “Viver sem Limites II”, o projeto prevê a instalação de 20 salas multissensoriais até 2026

Foto: Reprodução/Thiago Araújo/GOV.br

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lançou o Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa visa melhorar a experiência de passageiros neurodivergentes nos aeroportos brasileiros, incluindo pessoas com TEA e seus familiares.

Entre as ações previstas estão a instalação de salas multissensoriais, que oferecem estímulos visuais, táteis e auditivos para promover relaxamento e concentração, e salas de acomodação, com ambientes tranquilos e de estímulos reduzidos, para auxiliar passageiros em momentos de crise. Ambas as salas serão acessíveis a todas as faixas etárias e abertas também para passageiros com outras neurodivergências.

Além das adaptações nos terminais, o programa inclui capacitação dos profissionais do setor e campanhas de conscientização para os demais passageiros. A reavaliação dos procedimentos para uma abordagem mais humanizada, está entre as medidas anunciadas.

Como parte do Plano Aeroviário Nacional (PAN) e do programa “Viver sem Limites II”, o projeto prevê a instalação de 20 salas multissensoriais até 2026, com a próxima inauguração ainda este mês, no aeroporto de Natal. Outras seis salas estão programadas para o primeiro trimestre de 2025.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook