Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Governo de Pernambuco se manifesta após denúncias de abandono e problemas estruturais no Cinema São Luiz

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Cinema está fechado desde 2022 e casos de demissão da equipe foram divulgados

21/03/2023
    Compartilhe:

Cinema está fechado desde 2022 e casos de demissão da equipe foram divulgados

Foto: Morgana Narjara/Fundarpe

O Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe, se manifestou, nesta terça-feira, sobre as denúncias de abandono do Cinema São Luiz. O equipamento, localizado na Rua da Aurora, área central do Recife, está fechado desde julho de 2022, e casos de demissão da equipe do cinema chegaram a público.

No início da semana, por meio de suas redes sociais, o cineasta Kléber Mendonça Filho publicou carta aberta à governadora Raquel Lyra e ao secretário de cultura do estado, Silvério Pessoa. No texto, estavam questionamentos sobre a previsão de reabertura do São Luiz e o andamento das obras na estrutura da sala do cinema.

Em um trecho, a carta aberta menciona: “Essa equipe que está sendo desmontada é milagrosa porque desde que o São Luiz passou a ser uma sala pública via Governo de Pernambuco, falta um pensamento consistente de sustentação desse cinema como projeto de cultura e espaço de investimento, algo que precisa ser resolvido o quanto antes.”

A postagem repercutiu, com muitos artistas e trabalhadores da cultura compartilhando em seus perfis a mensagem. A resposta do governo veio por meio de Nota Oficial publicada nas redes sociais do órgão estadual. 

Com fotos do estado atual do cinema, mostrando rachaduras e marcas de infiltração no teto, a legenda da publicação não menciona prazos. O informativo diz que é necessário corrigir problemas elétricos, de vazamento e na refrigeração. O projeto de reestruturação está sendo elaborado pela Fundarpe e ainda irá passar por processo de licitação.

Sobre a demissão dos funcionários, a nota diz:
“(...) devido à necessidade de realização de obras estruturais no local e à inadequação do orçamento planejado pelo governo anterior, aqueles que desempenhavam funções inerentes à operação do cinema precisaram ser desligados neste momento.”

Ouça a nota da repórter Taynã Olimpia no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook