Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Governo de Pernambuco finaliza obras no aeroporto de Fernando de Noronha


Por: REDAÇÃO Portal

Ministério aprova projeto de ampliação do Aeroporto de Caruaru

21/02/2025
    Compartilhe:

Ministério aprova projeto de ampliação do Aeroporto de Caruaru

Foto: Divulgação/Ascom PE

O Governo do Estado finalizou as intervenções no Aeroporto Governador Carlos Wilson, localizado no Arquipélago de Fernando de Noronha. Através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), foram executadas melhorias na pavimentação da faixa central da pista de pouso e taxiamento. Com a conclusão das obras, o aeroporto retoma sua capacidade operacional para receber aeronaves de maior porte.

Por outro lado, o Aeroporto de Caruaru, situado no Agreste, teve seu projeto de requalificação aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

No Aeroporto de Noronha, foram investidos R$ 60 milhões para a recuperação da pista, incluindo a reabilitação do pátio de aeronaves e das pistas de pouso e taxiamento. Essas melhorias são fundamentais para que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) restabeleça a autorização para pousos e decolagens de aeronaves turbojato, que o Estado perdeu em 2022 após repetidas advertências da Agência sobre a necessidade de modernização da estrutura.

Com a obra finalizada, o Estado aguarda a liberação oficial da Anac para que o aeroporto possa voltar a receber voos de grande porte.

Já o projeto de restauração do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, foi aprovado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos. Esse era o último trâmite necessário para que o edital de licitação fosse publicado, o que deve ocorrer em breve. O investimento total previsto na obra é de R$ 150 milhões, sendo metade oriunda do Governo Estadual e a outra metade financiada pelo governo federal, por meio do Novo PAC.

Com a execução desse projeto, a área do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Caruaru será expandida dos atuais 550 m² para 6.000 m², permitindo um atendimento mais eficiente e confortável para até 465 passageiros simultaneamente. Também está prevista a ampliação da pista de pouso e decolagem em 450 metros, além da instalação de novos equipamentos que possibilitarão a operação de voos de maior porte para o município e a região.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook