Mesmo com alguns desafios, como a substituição de 221 urnas que apresentaram problemas técnicos e a pandemia do novo coronavírus, órgão aponta que o primeiro turno da eleições municipais foi tranquilo
Foto: Reproducao / G1
Após o final do primeiro turno das Eleições Municipais do Recife, realizado neste domingo (15), é possível repercutir como foi realizada a votação na capital pernambucana. De maneira geral, os cidadãos ressaltaram que o processo eleitoral foi feito de maneira tranquila, mesmo diante da condições referentes à crise sanitária mundial, provocada pela pandemia do novo coronavírus. Inclusive, foi perceptível a adesão da grande maioria da população das medidas de segurança: máscara, álcool em gel e distanciamento social.
No entanto, alguns problemas estiveram presentes na decisão da nova gestão municipal, muitos antigos, como a poluição das ruas com panfletos jogados no chão, outros contrários à necessidade atual da pandemia, como aglomerações e festas na frente de alguns colégios eleitorais. Além disso, seis pessoas foram presas em flagrante,por suspeita de compra de votos, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com Secretaria de Defesa Social (SDS) , as seis pessoas foram levadas para a delegacia da cidade. O órgão informou que não há políticos envolvidos nesse caso e todos os autuados em flagrante serão encaminhados para a audiências de custódia.
Ao longo do dia, foi informado pelo Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE) que cerca de 211 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas por problemas técnicos. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o diretor do TRE-PE, Orson Lemos, ressaltou que os defeitos das máquinas não representam agravantes para o processo. ‘’Nós já preparamos 18.771 urnas e preparamos 1.700 de contingência. Historicamente, é um percentual mínimo. Na hora de substituir, é mantido o sigilo do voto, é mantido os votos das que ficaram inoperantes, são transferidos para a nova urna, sem identificação de ninguém, sem identificação dos votos. É garantido o sistema e não há perda nenhuma dos votos’’, explica o diretor, que comemora o dia de votação calmo, mesmo com alguns desafios: “foi mais simples do que uma Eleição Geral”.
Confira outras informações na entrevista completa com Orson Lemos, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
MPC recomenda que Câmara de Timbaúba não aumente salários do Executivo e Legislativo
O Projeto de Resolução n°. 03/2024 deve ser votado em segundo turno nesta...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Em segundo turno, Alepe aprova política estadual de acesso a medicamentos à base de Cannabis
O texto havia sido aprovado por unanimidade, em primeiro turno, no dia 4 de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Em meio a atrasos nos pagamentos de servidores, vereadores de Timbaúba reajustam salário do prefeito
Projeto de Resolução passará por segunda votação no dia 19 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Prefeito eleito de Bom Conselho sofre atentado e seu primo é atingido por tiro no pescoço
Vítima sobreviveu e precisou ser socorrida para hospital
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Lula parabeniza Trump pela vitória nas presidenciais norte-americanas
Presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA