Fogo Cruzado: 100 pessoas foram baleadas dentro de casa no Grande Recife neste ano
Jaboatão dos Guararapes foi o município com mais casos registrados
Foto: Pixabay
Só neste ano, 100 pessoas foram baleadas no Grande Recife. O dado faz parte do levantamento do Fogo Cruzado, instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada. A maioria das vítimas (83%) são adultos, desses 71 morreram e 12 ficaram feridos. Outras 10 vítimas eram adolescentes, e apenas 3 sobreviveram. O relatório ainda indica que duas crianças mortas e uma ferida, além de três idosos mortos.
No recorte racial, pessoas negras são a maioria dos baleados, representando a metade das vítimas, com 46 mortos e quatro feridos. Já em relação ao gênero, os homens representam a maior parte das vítimas. Porém, das 11 mulheres mortas por disparos de arma de fogo, duas delas foram vítimas de feminicídio.
Entre os municípios pesquisados, Jaboatão dos Guararapes lidera o número de casos, com 28 baleados. Recife está logo em seguida, com 22 vítimas. As cidades de Cabo de Sant Agostinho, Olinda e Ilha de Itamaracá somam 26 pessoas baleadas.
Até o fechamento desta reportagem, a Secretaria de Defesa Social não se posicionou sobre o levantamento do Instituto Fogo Cruzado.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Tribunal de Justiça de Pernambuco cria Comissão para ações antirracistas no Judiciário
Principal missão será implementar políticas e ações institucionais para...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro
Nova data foi confirmada nesta quinta-feira pelo MGI
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Vítimas recebem mensagens com links suspeitos