Fiscalização do MPPE identifica irregularidades em clínicas psiquiátricas em Camaragibe
Clínicas de internação involuntária apresentavam ausência de médicos e remédios vencidos
Foto: Divulgação/MPPE
Uma série de irregularidades foi encontrada em três clínicas psiquiátricas de internação involuntária (Novo Nascer, Reluzir e Ideale), localizadas em Camaragibe, no Grande Recife. Os problemas foram identificados por meio de vistoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), realizada nesta quarta-feira (14), por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAO Saúde) e da Promotoria de Justiça de Camaragibe.
Por meio da Operação Higeia, que também contou com participação de outros órgãos, como o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e a Polícia Civil (PCPE), foram apuradas as condições de funcionamento das unidades de saúde e de atendimento aos usuários internados nos serviços, aspectos físicos e estruturais das clínicas, bem como o respeito à legislação que disciplina as internações psiquiátricas.
Em todas as clínicas foram observadas irregularidades, como: ausência de profissional médico, existência de medicamentos controlados com prazo de validade expirado, inexistência de ambulância no local, falhas no processo de admissão, internações prolongadas sem medidas voltadas para a reinserção sociofamiliar, retenção de aparelhos celulares e impedimento de contato com familiares, além de relatos de usuários sobre negligência institucional.
Após a fiscalização e notificação, cada clínica de internação psiquiátricas involuntária que foi vistoriada deverá adotar as medidas cabíveis no âmbito das suas atribuições legais.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Raquel Lyra encaminha à Alepe projeto de distribuição de tênis para estudantes
“Programa de Aquisição de Tênis” será para estudantes da rede...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Governo de Pernambuco anuncia creches, ônibus escolares e cozinhas comunitárias
Anúncios foram realizados em encontro com prefeitos
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Retirada de carga tombada com 100 toneladas interdita trecho da BR-104, no Agreste
Trânsito deverá ficar bloqueado por cerca de uma hora, com proibição de...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Perícia afirma que teto do Santuário do Morro desabou por conta de peças oxidadas
SDS ainda vai analisar o laudo da perícia