Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Fiocruz-PE aborda envelhecimento trans e desafios da comunidade LGBTQIAP+ em debate aberto nesta quinta

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Evento público discutirá temas como abandono, solidão e saúde mental, destacando a importância de direitos iguais para pessoas idosas da comunidade LGBTQIAP+

16/08/2023
    Compartilhe:

Evento público discutirá temas como abandono, solidão e saúde mental, destacando a importância de direitos iguais para pessoas idosas da comunidade LGBTQIAP+

Foto: Raphael Renter/Unsplash - Via G1

A Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (Fiocruz-PE) vai realizar um debate público nesta quinta-feira (17) às 9h, abordando o envelhecimento trans. O evento vai explorar temas como abandono, solidão, sexualidade e dignidade, focando especialmente em pessoas transsexuais e travestis. 

A discussão será conduzida pela antropóloga Jô Menezes, uma das autoras do estudo "Travesti também envelhece", da ONG Gestos, a educadora comunitária Biancka Fernandes do INI/Fiocruz e a psicóloga Júlia Bueno também compartilharão perspectivas sobre o envelhecimento trans. A mediação ficará a cargo de Antônio Moreira, coordenador do NDI da Fiocruz. 

De acordo com os últimos dados do Censo de 2022, a população idosa vem aumentando no Brasil, assim aumentando a necessidade de garantir direitos igualitários e qualidade de vida especialmente para a comunidade LGBTQIAP+.

O evento acontecerá gratuitamente e sem prévio agendamento na sala de aula 1 da Fiocruz Pernambuco, localizada dentro do campus da Universidade Federal de Pernambuco, no bairro da Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. O debate também será transmitido ao vivo pelo YouTube da Fiocruz-PE. 

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook