O caso repercutiu não só no meio social, mas também gerou posicionamentos políticos

Foto: G1
A Fifa informou que investigará o caso que envolveu o jornalista pernambucano Victor Pereira, que foi abordado e teve o celular tomado por supostos policiais no Catar. O aparelho foi confiscado depois dele filmar uma abordagem feita às voluntárias que tiravam fotos com a bandeira do estado de Pernambuco. Pela presença do arco-íris, a bandeira foi confundida com a causa LGBTQIA+, um símbolo proibido no país-sede da Copa. O arco-íris é uma referência à união e à diversidade dos que se juntaram em torno de um ideal e faz parte da bandeira do estado desde 1917.
O caso repercutiu não só no meio social, mas também gerou posicionamentos políticos. O governador Paulo Câmara, por meio das redes sociais, se manifestou em solidariedade ao jornalista. "Nossa solidariedade ao jornalista pernambucano Victor Pereira. Os policiais enxergaram exatamente o que nossa bandeira representa: liberdade, diversidade e união. Valores que temos orgulho de levar aos quatro cantos do mundo".
A governadora eleita, Raquel Lyra, também se posicionou sobre o caso evidenciando solidariedade e orgulho da história que a bandeira carrega.
O Catar vem sendo alvo de denúncias relacionadas aos direitos humanos, críticas à postura sobre os direitos das mulheres e pessoas LGBTQIA+. Apesar de afirmar que investigará o caso, a FIFA se uniu ao posicionamento do país do Oriente Médio, quando proibiu que seleções mundiais entrassem com a braçadeira "One Love" em apoio à comunidade nos jogos do Mundial. A entidade pediu que as federações "foquem no futebol".
Confira mais informações na reportagem de Guilherme Camilo, clicando no play acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
SDS detalha investigação sobre conduta de policiais com sequestrador no Sertão de Pernambuco
Suspeito estaria armado e teria resistido à prisão trocando tiros com...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
PF investiga organização criminosa de tráfico de drogas em Salgueiro
Além do tráfico de entorpecentes, o grupo realizava lavagem de dinheiro e...
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Homem é detido com 2,4 kg de cocaína no Aeroporto do Recife
A droga estava contida em 3 garrafas de rum dentro da mala do passageiro
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Justiça afasta delegado suspeito de cometer homicídio em São José do Egito
O crime aconteceu na zona rural do município, em 16 de julho de 2022
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Polícia investiga fraude em concurso público do município de Ouricuri
O candidato estava utilizando um ponto eletrônico no momento da posse