Também é importante estabelecer horários para acordar, dormir e se alimentar, a fim de manter um ritmo de rotina saudável
Foto: Marcelo Brandt/G1
Com a chegada das férias escolares, é comum que os pais sintam dificuldades em preencher a rotina das crianças, fazendo com que o uso de telas seja uma alternativa escolhida para integrar a programação.
Perigo das telas e opções de brincadeiras
No entanto, a psicopedagoga Georgia Feitosa alerta que, embora a tecnologia possa ser uma aliada em vários momentos, o excesso de brincadeiras com dispositivos eletrônicos é prejudicial ao desenvolvimento infantil. Por isso, é interessante incentivar e proporcionar brincadeiras tradicionais ao ar livre, jogos de tabuleiro, pinturas ou outras atividades que estimulem a criatividade da criança.
Georgia ressalta que essas brincadeiras colaboram para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, além de fortalecer os laços familiares e criar memórias afetivas.
Manter uma rotina estruturada é fundamental
Além disso, também é comum que os horários e rotina das crianças fiquem mais flexíveis durante as férias, mas a psicopedagoga afirma que manter uma rotina estruturada é fundamental para o bem-estar da criança. Por isso, é importante estabelecer horários para acordar, dormir e se alimentar, a fim de manter um ritmo de rotina saudável que possibilite um bom aproveitamento do tempo livre.
Ouça a matéria da repórter Aline Melo no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Vítimas recebem mensagens com links suspeitos
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Mega-sena pode pagar R$ 14,5 milhões nesta terça-feira
As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país ou pela internet
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
OAB-PE elege Ingrid Zanella como primeira presidente mulher da instituição
Ingrid recebeu 11.441 votos