Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Estudo do TCE mostra situação do saneamento no Estado

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

De acordo com o estudo, apenas 30,8% da população possui coleta de esgoto, enquanto 83,56% têm acesso à água, números abaixo da média nacional.

11/09/2023
    Compartilhe:

De acordo com o estudo, apenas 30,8% da população possui coleta de esgoto, enquanto 83,56% têm acesso à água, números abaixo da média nacional.

Foto: G1

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) elaborou um Painel de Saneamento que demonstra uma visão geral da situação do abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Pernambuco. De acordo com o estudo, apenas 30,8% da população possui coleta de esgoto, enquanto 83,56% têm acesso à água, números abaixo da média nacional. Já no Recife, os serviços são disponibilizados a 96,43% de acesso à água e 44,99% ao esgoto.

O Painel identifica apenas 21 municípios que fornecem água para todos os habitantes, enquanto algumas cidades têm acesso extremamente limitado, como Santa Cruz da Baixa Verde que se destaca negativamente com apenas 1,5% de acesso à água. O estudo também apontou que somente 40 (21,6%) municípios pernambucanos haviam elaborado seus planos municipais de saneamento básico, o que é uma exigência legal para acessar recursos federais.

O Painel de Saneamento do TCE-PE foi elaborado com base no diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, referente a 2021. Nele, foram analisadas 172 cidades e o distrito de Fernando de Noronha. A análise destaca a importância do saneamento básico e os desafios enfrentados em Pernambuco.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook