Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Escuta pública da Alepe define prioridades da população afetada pelas enchentes no Rio Tejipió

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Rio Tejipió, nasce em São Lourenço da Mata, atravessa 27 bairros no Recife e 7 em Jaboatão dos Guararapes

17/08/2024
    Compartilhe:

Rio Tejipió, nasce em São Lourenço da Mata, atravessa 27 bairros no Recife e 7 em Jaboatão dos Guararapes

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco ouviu, em três encontros, a população que sofre com as enchentes no Rio Tejipió, que atravessa o Recife, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata. Agora, a Frente Parlamentar afirma que vai cobrar informações oficiais sobre o andamento de projetos estaduais e municipais, como obras para o alargamento do Rio, que é algo capaz de minimizar os problemas socioambientais das áreas. 

Ao todo, o Rio Tejipió, que nasce em São Lourenço da Mata, atravessa 27 bairros no Recife e 7 em Jaboatão dos Guararapes. Cada uma das localidades apresenta necessidades distintas. Ao longo do seu percurso, o Rio sofre com questões como urbanização desordenada, desmatamento, assoreamento, além de poluição industrial e doméstica, já que moradias populares também despejam seus dejetos nas águas. 

Para São Lourenço, a principal reivindicação dos ambientalistas e técnicos é para que a mata ciliar, ou seja, a mata às margens do rio, receba mais cuidado. O mesmo para a Mata do Engenho Uchoa e para a Mata do Quartel, que ficam no Recife. 

As escutas foram coordenadas pelo deputado João Paulo (PT). Nas reuniões estiveram presentes representantes do Ministério Público, do Estado e dos governos das três cidades. 

“São cerca de 80 mil pessoas que sofrem com as chuvas e ainda enfrentam as consequências da enchente de 2022, que deixou mortos e desabrigados na região. Muitos perderam seus bens e sequer receberam auxílio do governo para retomarem suas vidas”, afirmou o deputado João Paulo. 

Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook