Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Entre janeiro e agosto, Pernambuco registrou cerca de 112 casos diários de violência doméstica contra mulheres

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

No Brasil, no primeiro semestre, cerca de 173 denúncias diárias de violação dos direitos humanos das mulheres foram feitas

10/10/2022
    Compartilhe:

No Brasil, no primeiro semestre, cerca de 173 denúncias diárias de violação dos direitos humanos das mulheres foram feitas

Foto: Pexels

O dia 10 de outubro é o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. O Brasil tem legislações específicas para esse tipo de violência, como a  Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006), que em 2022 completou 16 anos, e a Lei do Feminicídio (13.104/2015) que prevê circunstância qualificadora do crime de homicídio e inclui o feminicídio no rol dos crimes hediondos. Entretanto, mesmo com as legislações, as violências continuam. Em Pernambuco, no primeiro semestre deste ano, aconteceu um feminicídio, que é o assassinato de mulheres que tem como principal motivo o gênero, a cada quatro dias e meio, de acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Os dados apontam que entre janeiro e agosto foram cerca de 112 casos de violência doméstica contra a mulher por dia. É preciso lembrar que nem todos os casos de violência são registrados, então esse número tende a ser maior ainda. 

Além disso, de acordo com dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, apenas no primeiro semestre foram cerca de 173 denúncias diárias de violação dos Direitos Humanos das mulheres no país.

As denúncias de violência contra mulher podem ser feitas através do telefone 180, que é a Central de Atendimento à Mulher. O serviço telefônico funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. A Ouvidoria da Mulher do Estado de Pernambuco funciona pelo telefone 0800 2818187. Acesse o site do Tribunal de Justiça de Pernambuco para acessar todas as formas de denunciar.

Ouça a notícia com o repórter João Paulo Ribeiro, clicando no 'play' acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook