Emergência policial de Pernambuco recebeu 252 trotes por dia em 2024
Trotes são realizados principalmente por crianças e adolescentes
Foto: Divulgação
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) informou que, apenas em 2024, os números de emergência policial do Estado receberam mais de 90 mil trotes. Mas as falsas comunicações de ocorrências dificultaram o atendimento das equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Científica e Corpo de Bombeiros em ocorrências reais.
Ao todo, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) registrou um total de 2.559.096 ligações para os números 190 e 193. Desse número, 92.196 foram trotes. Ou seja, uma média de 7 mil ligações por dia, das quais 252 eram falsas.
Segundo o gerente-geral do Ciods, coronel Alexandre Tavares, os trotes são feitos por pessoas de todas as idades, mas principalmente por crianças e adolescentes. “Por isso, é preciso reforçar a importância de conscientizar a população, incluindo as crianças e adolescentes, uma vez que a prática causa um prejuízo enorme para a Segurança Pública e também para o cidadão que realmente precisa do atendimento. Muitas vezes, o uso correto do serviço ajuda a salvar vidas”, esclareceu o coronel.
A prática de passar trotes é crime . A pena pode ser de 1 a 6 meses de detenção por falsa comunicação de crime ou de 1 a 3 anos por interrupção ou perturbação de serviço telefônico.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/02/2025
Resultados do CNU são divulgados nesta terça-feira
Cargos dos blocos 1 a 7 ainda dependem de curso de formação
- Por REDAÇÃO
- 03/02/2025
"Houve falha de planejamento, de inteligência das forças de segurança estadual", diz João Campos sobre violência entre organizadas
Declaração foi dada na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores do...