O decreto contempla a região da Mata Sul e é válido por 60 dias
Foto: Defesa Civil do Estado/Divulgação
Até o dia 8 de setembro, 15 municípios pernambucanos estão em situação de emergência, devido ao grande volume de chuvas que acomete o estado nos últimos dias. O decreto foi publicado pelo Governo de Pernambuco e contempla a região da Mata Sul. Ainda ontem, três cidades foram incluídas nessa medida. Ou seja: dos 24 municípios da região, 15 estão em situação de emergência.
A medida permite que as prefeituras invistam em ações de resposta aos temporais. Ainda segundo o documento, os habitantes dos municípios afetados não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados pelo evento considerado adverso.
De acordo com a Defesa Civil do estado, até o momento, 2.862 pessoas foram impactadas. Dessas, 2447 estão desalojadas e outras 415 estão desabrigadas.
Segundo o Estado, já foi liberado R$ 1,34 milhão para custeio imediato de benefícios emergenciais. E um centro de apoio foi montado na cidade de Catende para ofertar serviços sociais à população afetada. Ao Governo Federal, foi solicitado o envio de mantimentos e produtos de primeira necessidade.
As chuvas deram uma trégua aqui em Pernambuco, apesar do Instituto Nacional de Meteorologia ter divulgado um alerta de acumulado de chuva, até às 10h da manhã de hoje, para a Região Metropolitana do Recife e as Zonas da Mata.
Ao todo, treze pontos de deslizamento foram registrados nas 12 cidades em situação de emergência. Em algumas casas, com a inundação, o nível da água superou 1,80m de altura. Municípios como Xexéu, Joaquim Nabuco e Barreiros registraram índices pluviométricos acima de 100 milímetros.
Ouça matéria da repórter Taynã Olimpia no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Vítimas recebem mensagens com links suspeitos
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Mega-sena pode pagar R$ 14,5 milhões nesta terça-feira
As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país ou pela internet
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
OAB-PE elege Ingrid Zanella como primeira presidente mulher da instituição
Ingrid recebeu 11.441 votos