Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Em estado de degradação, Museu do Trem do Recife segue com obras travadas e sem previsão de abertura

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A paralisação se deu após o então governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciar um plano para revitalização dos museus, cinemas, teatros e espaços culturais do Estado

19/03/2024
    Compartilhe:

A paralisação se deu após o então governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciar um plano para revitalização dos museus, cinemas, teatros e espaços culturais do Estado

Foto: Guilherme Camilo / CBN Recife

Após reabrir ao público, em 2021, depois de anos de portas fechadas, a Estação Central Capiba, que fica localizada no bairro de São José, área central da capital pernambucana, voltou a suspender as atividades do equipamento em 2022 e desde então se encontra em estado de abandono. A paralisação se deu após o então governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciar um plano para revitalização dos museus, cinemas, teatros e espaços culturais do Estado. Cerca de R$16,6 milhões em investimentos foram anunciados.

O Museu do Trem é ligado à Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e coincidentemente fica ao lado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Mas o que parece, é que a reforma prometida acabou destruindo o local e distanciando o público de um equipamento cultural que retrata a história do trem em Pernambuco, por meio de seu acervo. 

Segundo o superintendente do Iphan em Pernambuco, Jacques Ribemboim, a revitalização passa por problemas burocráticos, mas que trata o assunto de forma célere.

O superintendente do Iphan ainda destacou que pela proximidade com o órgão, o estado de degradação que o museu se encontra é motivo de vergonha.

O Museu do Trem do Recife recebeu R$2,3 milhões para a reforma dos espaços internos e da fachada, no entanto, a entrega estava prevista para março de 2023.

A Fundarpe foi procurada para responder alguns questionamentos sobre as obras e gestão do equipamento, mas até o momento não emitiu resposta sobre o assunto.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook