Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Em análises de urgências na Alepe, reforma administrativa deve aumentar cargos comissionados no Estado

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O texto prevê a estruturação da gestão estadual, com 27 secretarias, a criação de 2,7 cargos comissionados e aumento da remuneração desses trabalhadores

11/01/2023
    Compartilhe:

O texto prevê a estruturação da gestão estadual, com 27 secretarias, a criação de 2,7 cargos comissionados e aumento da remuneração desses trabalhadores

Foto: g1

A Proposta de reforma administrativa do governo Raquel Lyra (psdb) entrou em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) através da 10ª Sessão Extraordinária da 19ª Legislatura. O texto prevê a estruturação da gestão estadual, com 27 secretarias ou órgãos e também a criação de 2,7 cargos comissionados  e funções gratificadas, como também um aumento da remuneração desses trabalhadores. 

O projeto prevê o aumento dos salários de ocupantes da comissão de Apoio e Assessoramento (CAA) e de Direção e Assessoramento (DAS). O objetivo é ampliar a remuneração, de R$11,5 mil para R$13 mil. Já a quantidade de cargos comissionados também sofrerá um aumento, indo de 2.585 para 2.753.

Segundo o cientista político Hely Ferreira, cargos comissionados devem ser incorporados por competência e não indicação política.

Entre as principais mudanças da reforma administrativa, constam a criação da Secretarias de Mobilidade e Infraestrutura, onde serão realocados os órgãos do Detran-PE, Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife (CTM) e a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Além disso, pastas e outros órgãos devem mudar de nome ou ampliar sua atuação. 

O cientista político Hely Ferreira, destaca a importância da gestão e os parlamentares não utilizarem as medidas como moeda de troca.

Os 49 deputados têm até a sexta-feira (13), para fazer emendas e sugestões ou mudanças no texto da reforma. Na segunda (16), os projetos entram em votação nas comissões da casa, e na terça-feira, dia 17, a proposta segue para votação no plenário. 

Ouça e saiba mais na reportagem completa de Guilherme Camilo clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook