Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Eleições 2022: Tira-Dúvidas no WhatsApp do TSE conta com ferramenta inédita para checagem de fatos

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O projeto é uma parceria com as agências de checagem Agência Lupa, Aos Fatos Projeto Comprova, Estadão Verifica.

08/09/2022
    Compartilhe:

O projeto é uma parceria com as agências de checagem Agência Lupa, Aos Fatos Projeto Comprova, Estadão Verifica.

Foto: Pexels

Os eleitores podem agora acessar uma nova ferramenta de checagem de fatos no Whatsapp do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em parceria com a provedora de tecnologia sem fins lucrativos, Meedan, com a Infobip, provedora de serviços, e com o Whatsapp, os eleitores podem buscar por assuntos e receber imediatamente conteúdos verificados por agências parceiras da Justiça Eleitoral no chat com o TSE no aplicativo.

A ferramenta visa facilitar a consulta por informações verídicas procurando por termos diferentes na conta oficial do órgão. Caso a consulta não tenha nenhum resultado correspondente, a informação será encaminhada para o grupo de checadores de fatos e o eleitor será notificado quando esse conteúdo estiver disponível.

Como funciona:

Para conversar com o Tira-Dúvidas do TSE, basta enviar um “oi” para o número +55 61 9637-1078 no WhatsApp, clicar no link https://wa.me/556196371078 ou apontar a câmera do celular para o QR Code abaixo.
No menu “Ver tópicos”, selecione a opção “Fato ou boato?” para consultar informações checadas.
Nesta opção é possível encontrar dicas para descobrir se uma informação sobre o processo eleitoral é verdadeira, consultar se um determinado conteúdo é fato ou boato, além de ficar por dentro das últimas notícias verificadas por checadores.
Ao selecionar “Fazer uma consulta”, basta enviar o assunto ou link relacionado ao processo eleitoral que você gostaria de pesquisar.
A inteligência artificial do chatbot então fará uma busca e trará conteúdos já checados relacionados ao tema pesquisado.
Se a busca não retornar nenhum resultado, em breve será possível se cadastrar para receber uma mensagem assim que um conteúdo checado sobre aquele assunto estiver disponível.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook