De acordo com o Astrônomo James Solon, o indivíduo pode lesionar o olho e não sentir
Foto: Divulgação/ Nasa
O eclipse solar, fenômeno em que um "anel de fogo" brilhante se forma ao redor do Sol, será visível em vários estados do Brasil, neste sábado (14). Em Pernambuco, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, o eclipse será visível como anular.
James Solon, fundador e coordenador do Grupo de Astronomia de Pernambuco, alerta que não se deve olhar diretamente para o Sol, já que a exposição pode danificar a retina. O astrônomo também destaca que o globo ocular não tem terminações nervosas, ou seja, o indivíduo pode lesionar o olho e não sentir.
Além disso, materiais caseiros como películas de vidro e óculos escuros, apenas atenuam o brilho, mas não são capazes de proteger os olhos. Por isso, para realizar uma observação segura, é necessário utilizar materiais que possuam filtros específicos e adequados.
A observação do eclipse também depende das condições climáticas de cada estado. De acordo com o astrônomo, em Pernambuco, a expectativa é de que seja parcialmente nublado e com poucas nuvens.
Para possibilitar que o público geral contemple o fenômeno em segurança, o Espaço Ciência e o Espaço Astronômico do Alto da Sé estarão abertos ao público, com entrada gratuita, disponibilizando os recursos necessários.
O Observatório Astronômico abre às 14h, com encerramento das atividades às 20h. Além de telescópios, no local serão disponibilizadas máscaras carnavalescas, produzidas para observação do Sol com segurança.
Já no Espaço Ciência, a contemplação ocorre das 15h às 17h, na Praça do Pensador, que fica próxima ao prédio administrativo do Museu.
Ouça a matéria da repórter Aline Melo clicando no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Vítimas recebem mensagens com links suspeitos
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Mega-sena pode pagar R$ 14,5 milhões nesta terça-feira
As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país ou pela internet
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
OAB-PE elege Ingrid Zanella como primeira presidente mulher da instituição
Ingrid recebeu 11.441 votos