Marcos foi para a Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital, para prestar queixa por danos morais, pois não teve condições de finalizar a prova do Enem

Foto: Reprodução / G1
Um candidato foi preso por engano enquanto realizava a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, neste domingo (5). Em entrevista à TV Globo, Marco Antonio Gomes da Silva, de 50 anos, contou que foi surpreendido por agentes com um mandado de prisão contra uma pessoa com o mesmo nome e data de nascimento que ele.
O incidente aconteceu na Escola Estadual Assis Chateaubriand, no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Em seu depoimento, Marcos afirmou que já tinha começado a responder às questões quando foi convocado pela coordenadora do local a se retirar da sala.
Ao sair, se deparou com os policiais. Na abordagem, os agentes perceberam que apesar do nome e idade semelhante ao suspeito, os nomes do pais eram diferentes e que o homem procurado era nascido na Paraíba.
Ainda assim, Marcos precisou ser levado até o Instituto de Identificação Tavares Buril, no Centro do Recife, para checar as impressões digitais.
Após verificar que as digitais não batiam com a do procurado, Marcos foi para a Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital, para prestar queixa por danos morais, pois não teve condições de finalizar a prova do Enem.
Em nota conjunta, o Governo de Pernambuco e a Polícia Federal declararam que a PF foi requisitada a dar cumprimento a mandados de prisão em aberto contra duas pessoas inscritas no exame, onde um foi realizado na Faculdade Alpha e o segundo, na na Escola Assis Chateaubriand, ambos no Recife.
De acordo com a PM, foi encontrado "divergência nos dados de filiação que constava no mandado judicial, no cumprimento do segundo mandado", o que resultou na liberação de Marcos.
Entretanto,a Polícia identificou que o CPF do candidato "possui um alerta junto ao sistema de procurados e impedidos da Polícia Federal oriundo da Justiça estadual da Paraíba, motivo pelo qual ainda estão sendo realizadas diligências"
Já o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, informou que Marcos não pôde continuar o exame pois tinham se passado duas horas do início da aplicação. O Instituto recomendou que ele deve enviar a solicitação de reaplicação na Página do Participante até o dia 17 de novembro caso queira refazer a prova.
Ouça as informações com a repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/04/2025
Recife é a 11º capital brasileira com mais pessoas em situação de rua, aponta levantamento
Pernambuco é um dos 12 estados onde as capitais apresentaram aumento na...
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
Memorial da Democracia não terá delegacias e postos de monitoramento
Secretarias Estaduais acatam recomendação do MPPE
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
Estado anuncia 180 candidatos para Cursos de Formação de Oficiais da PM e Bombeiros
Total de convocados chega a 360
- Por REDAÇÃO
- 16/04/2025
Receita Federal retém mais 249 canetas de Mounjaro no Aeroporto do Recife
Carga avaliada em R$ 800 mil chegou após o passageiro responsável, detido...
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Governo do Estado nomeia novos servidores para Saúde e Educação
Ao todo, 491 profissionais foram convocados
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Com salários de até R$ 5,2 mil, SAD e DER divulgam seleção pública para 77 profissionais
Vagas são destinadas aos cargos de engenheiro civil, técnico em estradas e...