Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Proposta alternativa à Reforma Tributária torna o sistema mais justo, diz deputado

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Tadeu Alencar, líder do PSB na Câmara, define que o sistema brasileiro tributário precisa ter o peso maior nos tributos sobre o patrimônio e a renda

10/10/2019
    Compartilhe:

Tadeu Alencar, líder do PSB na Câmara, define que o sistema brasileiro tributário precisa ter o peso maior nos tributos sobre o patrimônio e a renda

Os partidos de oposição da Câmara dos Deputados apresentaram uma proposta alternativa à Reforma Tributária, que está em tramitação na casa (PEC nº 45/19). Essa nova proposta,  intitulada de Reforma Tributária Justa, Solidária e Sustentável foi elaborada pelas bancadas do PSB, PT, PCdoB, Psol e Rede com especialistas na área. 

O deputado federal e líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar, esteve no programa CBN Recife, onde definiu o sistema tributário brasileiro como complexo e múltiplo de normas. Ele explicitou que a simplificação é necessária, mas o principal problema que precisa ser solucionado é a regressividade. “É exatamente um peso muito elevado dos tributos em cima do consumo. Então, isso faz com que os pobres paguem muito mais impostos do que os ricos, porque o pobre tem toda sua renda consumida”, explica Tadeu. 

Além disso, ele defendeu a proposta alternativa, afirmando que além dela trabalhar na linha da simplificação, ela avança para tornar o sistema mais justo, ou seja, ter o peso maior nos tributos sobre o patrimônio e a renda, como é nos países como da OCDE e nos Estados Unidos, por exemplo. “Essa ideia simplifica, torna o sistema mais justo, aproxima dos países da OCDE, tira o peso sobre o consumo e dá mais peso sobre o patrimônio e a renda, que é como você pode graduar a tributação segundo a capacidade contributiva de cada indivíduo ou de cada empresa”, destaca o deputado. 

Confira a entrevista completa com Tadeu Alencar no play acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook