CPRH irá demolir o Muro do Pontal de Maracaípe novamente; responsáveis por reconstrução serão penalizados
Conflito por causa da demolição iniciou em 2024
Foto: Reprodução / TV Globo
Após o muro que contorna o Pontal de Maracaípe, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, ser reconstruído horas depois da Agência de Meio Ambiente ter demolido a estrutura, o órgão se pronunciou reafirmando a legalidade da retirada do muro.
O muro começou a ser demolido pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) na manhã da última terça-feira. No entanto, durante a noite do mesmo dia, o muro foi erguido novamente pelo deputado federal Coronel Meira (PL) e o empresário João Fragoso, que é proprietário do terreno na praia do Pontal de Maracaípe.
Em uma publicação realizada nas redes sociais, o Coronel Meira alegou que não existe uma ordem judicial para retirar o muro. No entanto, a CPRH informou, em nota, que a demolição foi realizada com base no seu poder de polícia.
O muro, construído com troncos de coqueiros, foi erguido em maio de 2023. O conflito por causa da demolição iniciou 1 ano depois, em maio de 2024, quando a CPRH disse que a barreira causava danos ambientais e ordenou ao proprietário que o muro fosse demolido em até 30 dias. No entanto, o proprietário conseguiu uma liminar que proibiu o governo de derrubar a estrutura.
Mas a Agência de Meio Ambiente afirmou que essa liminar do Tribunal de Justiça de Pernambuco já foi derrubada. Disse ainda, que existe uma decisão da Justiça que determina a retirada do muro.
Sobre a reconstrução indevida do muro, a CPRH afirmou que adotará as medidas necessárias para responsabilizar os envolvidos, por intermédio da Procuradoria Geral do Estado. A Agência também informou que a nova data para demolir o muro novamente deve ser divulgada em breve.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/02/2025
Resultados do CNU são divulgados nesta terça-feira
Cargos dos blocos 1 a 7 ainda dependem de curso de formação
- Por REDAÇÃO
- 03/02/2025
"Houve falha de planejamento, de inteligência das forças de segurança estadual", diz João Campos sobre violência entre organizadas
Declaração foi dada na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores do...