Consórcio de universidades não vai punir estudantes que não participarem de aulas online
Instituições afirmaram que os alunos que optarem por não cursar semestre suplementar, não terão currículo afetado. Para o próximo ano, estudantes do estado receberam bônus na nota do Enem
Os estudantes que não participarem ou que forem reprovados durante os semestres remotos oferecidos pelas universidades não serão penalizados. A informação foi repassada nesta terça-feira (28), em coletiva de imprensa transmitida pela internet, pelo Consórcio Pernambuco Universitas. O grupo é formado pelas instituições públicas do estado (Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) e Universidade Católica de Pernambuco.
As atividades, nessas instituições de ensino, estão suspensas desde 16 de março devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo o reitor da UPE, Pedro Falcão, os estudantes não terão nenhum ônus se perderem o semestre remoto. Na UPE, estão aprevistas dez semanas de semestre remoto, entre 8 de setembro a 14 de novembro, com atividades completamente desenvolvidas pela internet. Alfredo Gomes, reitor da UFPE, afirmou que, na instituição, uma pesquisa realizada com mais de 14 mil estudantes indicou que cerca de 90% deles cursarão disciplinas online. Do outro lado, 80% dos professores afirmaram que oferecerão disciplinas.
Para o reitor Marcelo Carneiro Leão, da UFRPE, um dos desafios é integrar os estudantes que ingressariam na universidade no segundo semestre de 2020.
"Como ainda não foram matriculados, eles poderão assistir até duas disciplinas como aluno especial. Paralelamente a isso, aproveitamos esse período para ofertar capacitação aos docentes", declarou.
Enem 2020
O reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, admitiu que a instituição vai avaliar a possibilidade de conceder bônus de 10% nas notas dos candidatos ao curso de medicina que residem e estudaram no estado. No caso da Universidade Federal de Pernambuco, o bônus de 10%, acrescentado na nota do Enem, no âmbito do Sistema de Seleção Unificada, será válido para estudantes de escolas regulares e presenciais localizadas em Pernambuco, sejam elas públicas ou privadas. Pensando na volta das aulas de forma remota, Marcelo Carneiro Leão, reitor da UFRPE, detalhou como vai funcionar o auxílio digital de acessibilidade.
Confira o conteúdo completo na reportagem de César Rosatti, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/11/2024
Metrô do Recife: Passageiro fica com perna presa entre trem e plataforma
Não há informações sobre o estado de saúde da vítima que não teve o...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Andaime desaba dentro de edifício e deixa cinco feridos em Boa Viagem
As vítimas foram encaminhadas para diferentes unidades de saúde e de acordo...
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2024
Jiboia é resgatada em Itamaracá e levada para Centro de Triagem de Animais Silvestres
A espécie identificada não é considerada peçonhenta
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Homem atropelado por ônibus em Paulista é levado para hospital em estado grave
A vítima recebeu os primeiros socorros no local e, em seguida, foi levada...
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2024
UPE homenageia estudantes e servidores perseguidos pela Ditadura Militar
Após amplo levantamento documental, entrevistas e chamada pública, a UPE...
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Pernambucana aprovada em universidade dos EUA busca apoio para realizar sonho
Desde julho, quando recebeu a notícia da aprovação, a pernambucana tem se...