Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Confiança do empresário do comércio do Recife registra leve queda em setembro

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Apesar da queda, o índice permanece em um patamar considerado otimista

16/10/2024
    Compartilhe:

Apesar da queda, o índice permanece em um patamar considerado otimista

Foto: Reprodução/TV Globo

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que a confiança do empresário do comércio em Recife registrou leve queda em setembro. O índice atingiu 111,2 pontos, uma retração de 0,3 pontos percentuais em relação a agosto. Apesar da queda, o índice permanece em um patamar considerado otimista, acima da linha de 100 pontos.

 Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Recife - Fonte: CNC - elaboração: Fecomércio-PE

O economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) Rafael Lima, explica os motivos da retração.

"A leve queda reflete mais as incertezas econômicas, especialmente influenciada pelo aumento de juros na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). Ainda assim, os empresários seguem investindo em suas operações, e (quanto) a expectativa de contratação, também estão mais otimistas", avaliou.

A expectativa de contratação de funcionários atingiu 121,7 pontos, havendo recuo de 0,6% em relação a agosto. Já as expectativas gerais dos empresários, incluindo o desempenho da economia e do comércio, mantiveram patamar estável em relação ao mês anterior, com 139,4 pontos.

A estabilidade no índice de investimentos também foi um fator importante. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio fechou setembro em 104,1 pontos, refletindo uma alta sutil de 0,4%. Ou seja, os empresários seguem cautelosos, mas suscetíveis a oportunidades de expansão do negócio.

Reportagem - Lucas Arruda

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook