A previsão é de que os alunos selecionados embarquem em março de 2025
Foto: Josimar Oliveira/SEE
O Governo de Pernambuco abriu as inscrições para o Programa Ganhe o Mundo, que oferece 900 vagas de intercâmbio internacional para estudantes do ensino médio da rede estadual. As inscrições devem ser realizadas até o dia 19 de agosto no site www.avalia.org.br, onde o candidato vai escolher o idioma e o país de destino desejado. Dos alunos contemplados, 400 vão para o Canadá, 300 para os Estados Unidos e 200 para o Chile.
De acordo com o edital, a seleção será realizada em duas etapas. A primeira é uma prova objetiva no idioma escolhido pelo estudante no momento de inscrição, ou seja, inglês ou espanhol. Para ser aprovado, é necessário alcançar a nota mínima que é 6. Já a segunda etapa consiste em uma análise dos requisitos do programa, que são: frequência mínima de 85% no primeiro ano do ensino médio; média sete em português e matemática; idade máxima de 16 anos, 11 meses e 29 dias no ato de inscrição e idade mínima de 14 anos completos até a data do embarque.
Ainda de acordo com o edital, a prova objetiva deve ser realizada no dia 15 de setembro. Já o resultado final deve ser divulgado em outubro. O Governo de Pernambuco ressaltou que a classificação do estudante assegura apenas a expectativa de direito ao intercâmbio. Mas, a concretização da viagem fica condicionada à emissão de passaporte e à obtenção de vistos consulares.
A previsão é de que os alunos selecionados embarquem em março de 2025 e cursem um semestre letivo em uma escola de nível médio de um dos países.
Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Tribunal de Justiça de Pernambuco cria Comissão para ações antirracistas no Judiciário
Principal missão será implementar políticas e ações institucionais para...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro
Nova data foi confirmada nesta quinta-feira pelo MGI
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Vítimas recebem mensagens com links suspeitos