Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Mobilidade

Com investimento de R$ 1,07 milhão, primeiros semáforos inteligentes passam a operar no Recife


Por: REDAÇÃO Portal

Todos os equipamentos estarão concluídos até o final de agosto

06/07/2024
    Compartilhe:

Todos os equipamentos estarão concluídos até o final de agosto

Foto: Reprodução/Google Maps

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) iniciou a implantação de semáforos inteligentes na capital pernambucana, com investimento de R$ 1,07 milhão. O objetivo é promover melhorias no fluxo de tráfego, por meio da programação de forma automática dos ciclos semafóricos com análise em tempo real. As avenidas Antônio de Góes, em todo o corredor, e a Abdias de Carvalho, no trecho entre a Chesf e o Estádio Aldemar da Costa Carvalho (Ilha do Retiro), estão recebendo os primeiros dispositivos. 

Todos os equipamentos estarão concluídos até o final de agosto, como explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

“Haverá mais segurança e eficiência do trânsito com esses novos semáforos. Planejamos que haja redução de congestionamentos na via, agilidade nos reparos em caso de falha nos equipamentos, ajuste automáticos dos tempos de verde e vermelho de acordo com a condição do trânsito, mais segurança para pedestres nas travessias e, ainda, a Central de Operações de Trânsito vai ter um monitoramento em tempo real dessas atividades”, afirma.

A tecnologia de semáforos inteligentes é feita por meio de câmeras com laços virtuais, links de comunicação e software capaz de atualizar a programação dos semáforos em tempo real. No ano passado, 200 novos controladores que se comunicam via 4G e nobreaks já haviam sido adquiridos pelo Recife. 

Espera-se que, com os semáforos adaptativos, os ciclos estejam mais próximos à necessidade do fluxo do momento. Cerca de 140 mil veículos passam pelas avenidas Antônio de Góes e Abdias de Carvalho diariamente. A CTTU reforça que, para melhor funcionamento do sistema, é importante que os condutores respeitem a velocidade da via.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook