Coletiva do Corpo de Bombeiros, Neoenergia, Dircon e Samu detalha atuação e ações de segurança durante o Carnaval 2023
Foto: Ana Júlia Duarte/CBN Recife
Durante a coletiva de imprensa conjunta do Corpo de Bombeiros, Neoenergia, a Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) e o Samu, trouxeram os detalhes da atuação e ações de segurança durante o Carnaval 2023, em Recife e Olinda. E não só para os foliões, mas também para quem transita pela cidade durante a festa.
Pela manhã estiveram reunidos os representantes de cada órgão, o Major do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Cleiton Silva, o gerente operacional da Neoenergia, Fábio Barros, e o coordenador geral do SAMU Recife, o médico Leonardo Gomes.
Na primeira etapa da reunião participaram o corpo de bombeiros, SAMU e neoenergia e apresentaram que os profissionais estão preparados para receber os foliões, incluindo as prévias carnavalescas. Os esquemas já estão montados para a partir do dia 11 de fevereiro, garantir a segurança dos brincantes já nas grandes prévias carnavalescas ao redor da cidade: Segura o Talo, Cabeça de touro e as Virgens de Olinda.
A Neoenergia informou que iniciou as inspeções para o carnaval, em setembro de 2022, para garantir segurança durante as festividades. Durante as vistorias foram realizadas inspeções em 12 mil km de rede, 100 mil podas de árvores e intervenções e manutenção em 400 equipamentos automatizados, que servem para fornecer rapidamente energia elétrica, caso haja queda. A Neoenergia Pernambuco alegou que, a partir desta quinta-feira (16), estará com 40% a mais de equipes de plantão, espalhados pelos principais polos em Pernambuco, e que as prévias também estão mapeadas e receberão reforço das equipes. Fábio Barros, Gerente Operacional da Neoenergia, detalha os cuidados para os foliões em relação aos riscos de choques elétricos durante a folia.
Em relação a prevenção de acidentes graves e cuidados dos foliões, haverá a operação Marco zero, que terá um posto médico avançado, com estrutura de UTI, para atender os casos mais graves. O posto de terapia intensiva com capacidade de atendimento para 150 pessoas, funcionará do dia 17 ao dia 21 de fevereiro, onde inicia o funcionamento a partir das 19h. Durante a operação três unidades de suporte básico serão enviadas à rua Marquês de Olinda para o suporte aos foliões no Lado Sul do Marco Zero. Além do ponto fixo, estarão em funcionamento uma unidade de suporte avançado, quatro unidades de suporte básico e 40 motolâncias. O coordenador geral do SAMU Recife, o médico Leonardo Gomes, detalha as ações na operação carnaval 2023.
O Corpo de bombeiros de pernambuco também trouxe alertas para os foliões durante os dias de momo, observando o ambiente e tendo noções de segurança a fim de evitar acidentes, como não subir em marquises, manter distanciamento seguro dos palcos e ainda manter uma distância segura de trios elétricos, como no caso do Galo da Madrugada. O major Cleiton Silva, alerta que a partir do dia 11 de fevereiro, 1600 bombeiros militares estarão descentralizados na cidade para manter a segurança nos dias de festividades, e além disso equipes de prontidão no efetivo regular.
Reportagem Ana Júlia Duarte.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2024
Prefeitura do Recife prepara cemitérios para o Dia de Finados
Confira a programação dos cemitérios do Recife
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2024
Contribuintes têm até o fim do mês para garantir desconto no IPTU do Recife
Com os créditos acumulados no ano, o cidadão poderá acessar o saldo e...
- Por REDAÇÃO
- 22/09/2024
Olinda promove pré-campanha de vacinação antirrábica para pets nesta segunda-feira (23)
Programações e próximas datas serão divulgadas de forma semanal, onde...
- Por REDAÇÃO
- 07/09/2024
‘Alepe Cuida’ oferece serviços gratuitos de saúde e cidadania em Tamandaré; saiba como agendar
A ação social vai acontecer nos dias 11 e 12 deste mês, das 9h às 12h e...
- Por REDAÇÃO
- 30/08/2024
Juntos pela Cidadania promove diversos serviços para população no Cabo de Santo Agostinho
Serviços acontecem neste sábado (31), das 8h às 12h