Cidades pernambucanas antecipam aplicação de segunda dose da vacina Astrazeneca/Oxford
Autorização foi dada pelo governo do estado como estratégia para acelerar a imunização contra a covid-19
Foto: Reprodução/G1
Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, na região metropolitana, já anunciaram que vão diminuir para 60 dias o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina Astrazeneca/Fiocruz. A medida foi autorizada pelo governo de Pernambuco como estratégia para acelerar o processo de imunização no estado.
Inicialmente, o prazo entre as duas aplicações era de 90 dias, mas durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco foi definido que o tempo pode ser menor. O colegiado usou dados científicos para embasar a decisão. De acordo com a Fiocruz, que fabrica a vacina no Brasil, a segunda dose pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas após a primeira. A estratégia não deve comprometer a eficácia do imunizante.
A decisão vale apenas para o imunizante da Astrazeneca. No caso da vacina da Pfizer, o prazo continua sendo de três meses entre as doses. De acordo com a superintendente de imunização de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, cada município deve levar em conta seus estoques de Astrazeneca antes de abrir agendamento para o público.
No Recife, o agendamento já está aberto no app e site conecta Recife. Na cidade há 88 mil pessoas que já podem receber a dose da Astrazeneca. Em Olinda é necessário apenas ir até o local de vacinação onde tomou a primeira dose para receber o reforço. Já em Jaboatão, a prefeitura informou que vai realizar mutirões para antecipar a imunização. eles vão ser realizados nos dias 17 e 24 de julho. Camaragibe informou que vai entrar em contato com quem tomou a primeira dose e agendar a segunda.
No interior, Belo Jardim também começou a convocar as pessoas que receberam o imunizante entre 13 e 20 de abril para irem ao centro de vacinação da cidade e completar o esquema vacinal.
Tem novidade também sobre a vacina russa Sputnik V, que deve chegar ao país nos próximos 15 dias. Seis dos nove estados do Nordeste vão receber o imunizante. Pernambuco vai ficar com pouco mais de 192 mil doses.
Confira as informações com o repórter Samuel Santos, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/08/2023
Centro de testagem para Covid-19 da Prefeitura do Recife está em novo local
Novo local também é na Iputinga
- Por REDAÇÃO
- 11/05/2023
Câmara aprova criação do dia em memória de vítimas de COVID-19
Até a última atualização apresentada pelo Conselho Nacional dos...
- Por REDAÇÃO
- 02/05/2023
COVID-19: Brasil tem o primeiro caso da variante Arcturus
A variante arcturus pode causar, além dos sintomas tradicionais, uma...
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2023
Recife inicia vacinação bivalente contra COVID-19; mais de 500 mil habitantes podem tomar o imunizante
As vacinas bivalentes contra a COVID-19 protegem contra a cepa original do...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2023
Pela baixa adesão, governo amplia vacina bivalente para todos acima de 18 anos
As vacinas bivalentes contra a COVID-19 protegem contra a cepa original do...
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2023
COVID-19: Vacinação bivalente não precisa de agendamento no Recife
Segundo a Gestão Municipal, “para o atendimento, é necessário...