Cemit alerta para cuidados na praia durante o feriado do Ano Novo
Durante o feriado, algumas espécies de tubarões estarão mais ativas
Foto: Rosália Vasconcelos
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) alerta que os dias 30 e 31 de dezembro e o 1° de janeiro serão de lua cheia, o que significa que serão formadas as marés vivas, ou seja, um intenso aumento e diminuição do nível da água. Neste período crepuscular algumas espécies de tubarões ficam mais ativas e buscam águas rasas para se alimentar, o que aumenta os riscos de incidentes. Por isso, o comitê indica quais são as condições de menor risco para a entrada no mar.
O indicado é que os banhistas só entrem no mar nas áreas de praias em que os arrecifes estiverem formando piscinas naturais. De acordo com a secretária executiva do Cemit, Danise Alves, os arrecifes funcionam como barreiras naturais que protegem a faixa de água mais próxima da areia e o mar aberto.
O comitê ainda alerta para que a população fique atenta aos horários das marés, que vão coincidir com o início da manhã e o fim da tarde. Durante o feriado de Ano Novo, o melhor horário para banho será das 11h às 13h, quando as marés estão mais secas.
Nas condições de maré alta não é recomendado entrar na água em qualquer trecho entre a Praia do Paiva, no Cabo, e a Praia do Farol, em Olinda, já que existe maior possibilidade de um encontro com tubarões, que tendem a se aproximar da costa.
A proibição para banho ocorre em um único ponto, em um trecho de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares.
O Cemit também alerta para que os banhistas respeitem as placas de sinalização de riscos de incidentes com tubarões. Além disso, Danise afirma que é importante que a população evite entrar em locais onde a água se encontra turva, já que os animais ficam mais confusos em busca de sua presa e procuram locais mais próximos à praia.
A orientação é para evitar o banho de mar nas seguintes condições:
- Se estiver com algum tipo de ferida ou sangramento, pois fluidos sanguíneos podem ativar o olfato dos animais;
- Durante períodos chuvosos, que aumentam a turbidez da água, fazendo com que os animais não diferenciem bem suas presas naturais de humanos;
- Em locais próximos às desembocaduras de rios, os rios deságuam em grandes quantidades de sedimentos e matéria orgânica no mar que, além de deixar a água turva, tende a atrair animais marinhos que podem oferecer riscos de incidentes. Além disso, essas regiões podem ser utilizadas como berçários de algumas espécies de tubarões;
- Se tiver consumido bebida alcoólica;
- Se estiver sozinho(a);
- Se possuir objetivos brilhantes ou chamativos, que podem aguçar os sentidos dos animais.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Vítimas recebem mensagens com links suspeitos
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Mega-sena pode pagar R$ 14,5 milhões nesta terça-feira
As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país ou pela internet
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
OAB-PE elege Ingrid Zanella como primeira presidente mulher da instituição
Ingrid recebeu 11.441 votos