O número cai de 39 para 37 vereadores
Foto: Reprodução/Câmara Municipal do Recife
A Câmara de Vereadores do Recife passará a contar com 37 assentos a partir de 2025, havendo, portanto, a diminuição de duas vagas. A redução já vale para as Eleições Municipais 2024, que acontecem no dia 6 de outubro, e tem como motivo a alteração da população recifense verificada no Censo 2022, realizado pelo IBGE. De acordo com o levantamento, a capital pernambucana saiu de 1,537 milhão para 1,488 milhão de habitantes - 3,17% a menos em relação ao Censo de 2010.
A Casa José Mariano foi notificada, oficialmente, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) nesta semana, mas a redução já era aguardada.
O cientista político Juliano Domingues acredita que a redução precisa ser observada com atenção, especialmente quanto aos motivos que levaram a ela. Uma das consequências também pode ser a diminuição de recursos para o município por meio do Tesouro Nacional.
“Em tese, quando há uma redução no número de cadeiras, há uma fragilização desse processo de representação, ou seja, corre-se o risco de se observar uma menor diversidade e pluralidade de representação em uma câmara de vereadores. A redução do número de cadeiras no Legislativo Municipal é reflexo de um processo mais amplo e complexo, que é o da redução do número de habitantes em determinados municípios, dentre eles o Recife.
É importante, então, que isso seja destacado como um alerta, o que faz com que determinados municípios tenham observado o encolhimento, enquanto que outros municípios cresceram em número de habitantes?”, observa.
O número de vereadores é determinado pela Constituição Federal, que prevê 37 cadeiras nas câmaras legislativas municipais para as cidades com número de habitantes entre 1,3 milhão e 1,5 milhão.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Lia de Itamaracá será secretária de Turismo, Cultura e Lazer da Ilha
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
MPC recomenda que Câmara de Timbaúba não aumente salários do Executivo e Legislativo
O Projeto de Resolução n°. 03/2024 deve ser votado em segundo turno nesta...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Em segundo turno, Alepe aprova política estadual de acesso a medicamentos à base de Cannabis
O texto havia sido aprovado por unanimidade, em primeiro turno, no dia 4 de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Em meio a atrasos nos pagamentos de servidores, vereadores de Timbaúba reajustam salário do prefeito
Projeto de Resolução passará por segunda votação no dia 19 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Prefeito eleito de Bom Conselho sofre atentado e seu primo é atingido por tiro no pescoço
Vítima sobreviveu e precisou ser socorrida para hospital