A volta da jornalista no comando da pasta pode sinalizar um aceno de apoio de André de Paula (PSD) à reeleição de João Campos (PSB) em 2024 e à sua eleição ao Governo de Pernambuco em 2026
Foto: Divulgação/Rodolfo Loepert/PCR
A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife está sob novo comando. Após sete meses afastada, a jornalista Cacau de Paula volta ao cargo. Ela tem MBA em Gestão de Marketing e Vendas; atuou como Gestora de Promoção Turística da Prefeitura do Recife; foi executiva sênior de marketing, gestora de marketing nacional e diretora comercial da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur); e, também, gerente de captação de Eventos Internacionais do Recife Convention & Visitors Bureau.
Cacau de Paula é filha do atual Ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, André de Paula (PSD). Durante as eleições de 2022, a jornalista deixou o cargo como forma de apoio à candidatura do pai ao Senado, que perdeu para a primeira senadora eleita por Pernambuco, Teresa Leitão (PT). À época, André rompeu com a Frente Popular porque, dos cotados para a disputa na vaga para a Câmara Alta do Poder Legislativo Federal pela coligação, o nome da petista foi escolhido em detrimento do dele.
André de Paula, por sua vez, concorreu ao Senado pela chapa de Marília Arraes (Solidariedade), prima de João Campos (PSB), que, durante todo o primeiro turno das eleições de 2022, estavam afastados porque concorreram juntos à Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) em 2020. A neta e o bisneto de Miguel Arraes, no entanto, fizeram as pazes publicamente no segundo turno das eleições de 2022, uma vez que o cenário era: Raquel e Marília disputando o Governo do Estado e Lula e Bolsonaro na corrida pelo comando do país.
A trama ganha mais um episódio porque a reaproximação de André de Paula e João Campos pode sinalizar um futuro possível apoio do democrata à reeleição do socialista em 2024, como detalha o cientista político Felipe Ferreira Lima. Ainda segundo ele, mesmo que distante, o gesto pode indicar um apoio à eleição de João ao Governo de Pernambuco em 2026, cargo que já foi ocupado pelo seu bisavô, de 1995 a 1999, e pelo seu pai, Eduardo Campos, de 2007 a 2014.
Enquanto Cacau esteve fora, a Secretaria de Turismo ficou sob a responsabilidade da Administradora e Servidora Pública Estadual Pâmela Alves, que à época assumia a Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão do Recife.
De acordo com João, enquanto a administradora esteve à frente da pasta, a PCR conseguiu “realizar diversas ações, como a chegada de novos voos para a cidade, a realização da ABAV Expo Internacional, a consolidação do Viva Guararapes, entre outras ações”.
Por outro lado, o retorno da filha de André de Paula é justificado porque “Cacau volta para contribuir ainda mais no trabalho de fomento e promoção do turismo na cidade. Ela já conhece o trabalho da secretaria, já conhece o trade e vai ser fundamental neste processo de afirmação do turismo no pós-pandemia”, segundo o prefeito João Campos.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 20/11/2024
Procon-PE encontra variação de quase 150% nos preços em fiscalização pré-Black Friday
O órgão estará a postos nos estabelecimentos durante o dia 29/11, para...
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Governo de Pernambuco inicia formação de 335 novos bombeiros militares
A previsão é de que a formação seja concluída em junho de 2025
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Neoenergia volta a enviar fatura com código de barras a consumidores de baixa renda
A medida foi adotada após recomendação da Arpe, que atendeu às...
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Governadora Raquel Lyra nomeia Marcos Carvalho como novo desembargador do TJPE
Atual procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco...
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
TJPE define lista tríplice do MPPE e entrega nomes à governadora nesta segunda
O presidente do TJPE deve entregar a lista à governadora Raquel Lyra ainda...