Cabo monta equipes de monitoramento para prevenir chegada de óleo
Suape, Gaibu, Enseadas dos Corais Itapuama e Paiva estão na rota do município
Foto: Divulgação/ Prefeitura do Cabo
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está com equipes de monitoramento em todo o litoral. A medida visa prevenir e identificar rapidamente, a chegada de manchas de óleo vem se espalhando no litoral do estado. "A mobilização dos órgãos públicos e da população é fundamental neste momento para que possamos evitar situações como as que estão acontecendo em outros municípios", declarou o secretário Municipal de Serviços Públicos, Raimundo Souza.Ele comandou a reunião que definiu algumas estratégias de atuação. Técnicos da Defesa Civil, Controle Urbano, Secretaria de Meio Ambiente se dividiram em quatro grupos para vistoriar as áreas de Suape, Gaibu, Enseadas dos Corais e o trecho que compreende Itapauama até o Paiva. Em articulações com o Porto de Suape, a Prefeitura conseguiu 2 toneis, 500 sacos de rafia e bombonas. A Limpeza Urbana municipal também está com o caminhão baú pronto para uso, caso seja necessário. E foram adquiridos luvas e sacos plásticos.
No município, ainda não houve registro de manchas de óleo nas praias. O trabalho de monitoramento permanece até que não haja mais risco de contaminação nas praias. A Defesa Civil está reforçando a cobertura pela faixa de areia, com o uso de motociclos. A Prefeitura adquiriu luvas e sacos plásticos para o recolhimento. A grande precoupação das autoridades municipais é com os arrecifes, presentes em muitos trechos de mar.
Na ação realizada nas praias, as equipes deram orientações a banhistas, barraqueiros e pediram a colaboração de associações de moradores e pescadores da região. Qualquer produto suspeito não deve ser manuseado sem luvas, pois as manchas são tóxicas. A indicação é para que comuniquem à Prefeitura.
O analista ambiental do CPRH, Fábio Amorim, acompanhou junto com a equipe da Prefeitura, o monitoramento na praia de Suape. "A nossa preocupação é prevenir e essa articulação que a Prefeitura do Cabo está realizando é a melhor maneira de atuação", comentou. O pescador e dono de bar na praia de Suape, Emanuel Cavalcanti, ressaltou a importância da colaboração de todos nesse momento. "Precisamos evitar que haja grande prejuízo ao meio ambiente, se isso nos atingir. As praias não são apenas um lugar de lazer, mas também o ganha pão de muita gente", disse.
Raimundo Souza orienta pra que a população infome às autoridades municipais se encontrar no mar ou faixa de areia manchas de óleo. A Prefeitura está com os seguintes números de atendimento: 3521.6763 e 3521-4756 (plantão 24h da guarda municipal) e o telefone da guarda ambiental 3521-6681, que funciona de segunda à sexta das 8h às 16h.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/11/2024
Metrô do Recife: Passageiro fica com perna presa entre trem e plataforma
Não há informações sobre o estado de saúde da vítima que não teve o...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Andaime desaba dentro de edifício e deixa cinco feridos em Boa Viagem
As vítimas foram encaminhadas para diferentes unidades de saúde e de acordo...
- Por REDAÇÃO
- 10/11/2024
Jiboia é resgatada em Itamaracá e levada para Centro de Triagem de Animais Silvestres
A espécie identificada não é considerada peçonhenta
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Homem atropelado por ônibus em Paulista é levado para hospital em estado grave
A vítima recebeu os primeiros socorros no local e, em seguida, foi levada...
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2024
UPE homenageia estudantes e servidores perseguidos pela Ditadura Militar
Após amplo levantamento documental, entrevistas e chamada pública, a UPE...
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Pernambucana aprovada em universidade dos EUA busca apoio para realizar sonho
Desde julho, quando recebeu a notícia da aprovação, a pernambucana tem se...