Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Mobilidade

BNDES seleciona projetos para melhorar mobilidade urbana no Grande Recife


Por: REDAÇÃO Portal

Metrô elevado na Agamenon, monotrilho até o Pina e BRT na Avenida Norte estão entre as propostas que podem atrair investimentos privados

15/03/2025
    Compartilhe:

Metrô elevado na Agamenon, monotrilho até o Pina e BRT na Avenida Norte estão entre as propostas que podem atrair investimentos privados

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Com o objetivo de solucionar os problemas de mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluiu a primeira etapa de um estudo que selecionou 18 projetos para a Região Metropolitana do Recife. As propostas incluem novas linhas de metrô, corredores de BRT e a implementação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), com potencial para beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas.

Entre as principais propostas está a criação de uma linha de metrô elevada sobre o canal da Avenida Agamenon Magalhães, que liga o Recife a Olinda. Além disso, foi sugerida a implantação de um monotrilho que conectaria o bairro da Macaxeira, na Zona Norte, ao Pina, na Zona Sul da cidade, e um corredor de BRT na Avenida Norte, atravessando bairros da área central até a BR-101.

O estudo, intitulado "Relatório de Redes Estruturais Planejadas", foi elaborado pelo BNDES como parte da construção de uma Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana. De acordo com Pedro Marques, gerente do departamento de mobilidade urbana do BNDES, a iniciativa busca planejar investimentos a longo prazo, com foco nas próximas três décadas.

As propostas foram encaminhadas pelo governo de Pernambuco, pela Prefeitura do Recife e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Após a estruturação dos projetos, o BNDES poderá financiar as obras em uma segunda etapa, caso haja concessão para a iniciativa privada.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook