Aprovados no Concurso Nacional Unificado tomarão posse em 5 de agosto, diz Esther Dweck
Haverá a realização de um curso preparatório para os novos servidores
Foto: Reprodução / Agência Brasil
Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”, da Empresa Brasil de Comunicação, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que os candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado, a ser realizado em 5 de maio, já ingressarão como servidores a partir de 5 de agosto, inclusive com a realização de um curso sobre a atuação no funcionalismo. Representando a CBN Recife, o repórter Lucas Arruda participou da entrevista junto a outras rádios de todo o Brasil.
A ministra explicou como o Governo Federal tem agido em parceria com os estados e municípios para garantir toda a logística.
"O Ministério da Justiça tem sido nosso parceiro desde o início. A Polícia Federal tem um trabalho importantíssimo, onde toda a inteligência foi feita por ela em parceria com a Abin (Agência Brasileira de Inteligência). A Polícia Rodoviária Federal também tem contribuído na logística de distribuição das provas, e localmente, em cada estado, as secretarias de Segurança Pública tem nos apoiado, com as polícias e bombeiros Civil e Militar, e Defesa Civil.
Todo esse esquema veio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que foi aperfeiçoando o esquema de segurança depois de tantos anos com grande sucesso. Então a gente tem todo o trabalho de preparação das provas, levar até os locais, e garantir a segurança nas salas, com detector de metal e ponto eletrônico, biométrico para que ninguém faça a prova por outra pessoa; e por fim, a volta da prova para o local de correção. E o que nós vimos de falhas no ENEM, estamos corrigindo", afirmou.
A ministra também destacou a data de divulgação do Cartão de Prova do CNU.
"Lembro aos candidatos e candidatas que no dia 5 de março é a prova, mas já no dia 25 de abril todo mundo tem que entrar na sua página do concurso para ver o Cartão de Prova, com todas as informações. É super importante que as pessoas não deixem para última hora", alertou.
O CNU pode se tornar uma medida contínua de contratação pelo Estado. A chefe da pasta de Gestão comentou sobre o número de 80% dos mais de 2 milhões de inscritos estarem na faixa etária dos 20 aos 44 anos.
"Para nós, esse perfil era o esperado, está alinhado com o que imaginávamos. Combina tanto gente jovem quanto quem já está no mercado a um pouco mais de tempo, permitindo pelo menos 30 anos no serviço público até a previsão de aposentadoria. As pessoas que vem do setor privado ou de outras áreas do serviço público vão acrescentar muito, mas além dessa diversidade, também destaco as diversidades regionais e etnicoraciais, que são muito importantes", disse Esther Dweck.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
PF prende militares que planejavam matar Lula e Alckmin antes da posse
Operação Contragolpe cumpriu cinco mandados de prisão
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Dois trens da Linha Sul do Metrô do Recife foram retirados de circulação após serem vandalizados
Trens tiveram janelas estilhaçadas por pedras
- Por REDAÇÃO
- 07/11/2024
Governo Federal lança programa para acolher passageiros com TEA nos aeroportos brasileiros
Como parte do Plano Aeroviário Nacional (PAN) e do programa “Viver sem...
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2024
Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde
Produtos foram desclassificados por fraudes na composição
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2024
Lula sanciona lei que inclui nome de Eduardo Campos no livros dos heróis da Pátria
A proposta foi apresentada pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB), com o...
- Por REDAÇÃO
- 11/10/2024
Em nove meses, Brasil teve 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo
O número representa um aumento de 150% em relação ao mesmo período de...