Lula também esteve presente na inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta de Ipojuca e do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste, em Arcoverde e sancionou durante a noite, no Recife, a lei do Marco Regulatório do Sistema Naci

Foto: Guilherme Camilo | CBN Recife
Após 14 anos do início das obras, o presidente Lula inaugurou a nova fábrica de medicamentos produzidos por biotecnologia da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
A obra foi alvo de uma Operação da Polícia Federal, em 2015, onde na época, agentes da PF flagraram maços de dinheiro sendo arremessados de uma das janelas de um prédio no Recife, onde morava o então diretor-presidente da Hemobrás, Romulo Maciel Filho. O Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a apontar irregularidades com a empreiteira responsável pelas obras, cancelando o contrato.
Com a construção interrompida em 2016, ano em que a unidade deveria ficar pronta, a diretoria da Hemobrás foi afastada pela Justiça, após recomendação do Ministério Público Federal. Em 2022, dois ex-funcionários da Hemobrás e um representante da construtora foram condenados pela Justiça Federal, por envolvimento em fraudes na construção da fábrica.
Passadas as polêmicas, a nova fábrica, que teve investimento de R$1,2 bilhão, foi concluída no fim de 2023, mas inaugurada somente seis meses depois.
Na cerimônia Lula afirmou que a entrega da nova fábrica é uma "resposta concreta" a uma estratégia nacional de desenvolvimento econômico do país.
Anualmente, 1,2 bilhão de unidades internacionais do medicamento poderão ser produzidas para serem utilizadas e distribuídas no Sistema Único de Saúde, até o final de 2025, no tratamento de hemofilia tipo A. Mas isso só será feito após um processo de qualificação junto à Agência de Vigilância Sanitária.
Na visita a Pernambuco, Lula também esteve presente na inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta de Ipojuca e do trecho Belo Jardim-Caruaru da Adutora do Agreste, em Arcoverde e sancionou durante a noite, no Recife, a lei do Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Prefeito e vice do município de Correntes têm mandato cassado por suspeita de abuso de poder político e econômico
Defesa alega não haver notificação oficial da decisão judicial
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
Governo indica Virgílio Oliveira para administração de Fernando de Noronha
Advogado será sabatinado na Alepe antes de assumir gestão da ilha
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Priscila Krause nomeia mais 13 líderes políticos para cargos na Casa Civil
Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Ivete Lacerda toma posse como secretária de Esportes de Pernambuco
Cerimônia conduzida pela governadora em exercício, Prisicilla Krause,...
- Por REDAÇÃO
- 25/03/2025
Michele Collins assume direção da Arena de Pernambuco em movimento de articulação política do governo
Nomeação da ex-vereadora do Recife fortalece presença do PP na gestão...
- Por REDAÇÃO
- 25/03/2025
Kaio Maniçoba toma posse como novo secretário estadual de Turismo e Lazer
O deputado estadual licenciado foi empossado pela governadora em exercício...