Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
COVID-19

Apesar da chegada da vacina, cuidados contra a Covid-19 não podem ser deixados de lado

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Sem medicações comprovadamente eficazes para tratar a doença causada pelo novo coronavírus, a arma mais eficiente até a imunização em massa é a proteção

19/01/2021
    Compartilhe:

Sem medicações comprovadamente eficazes para tratar a doença causada pelo novo coronavírus, a arma mais eficiente até a imunização em massa é a proteção

Foto: Getty Images/ BBC

A vacinação contra a Covid-19, enfim, começou no Brasil. Apesar da dose extra de esperança para a volta a uma vida normal, ainda há um longo caminho pela frente. É o começo do fim e para que tudo fique bem é preciso manter os cuidados sanitários realizados até aqui. Sem medicações comprovadamente eficazes para tratar a doença causada pelo novo coronavírus, a arma mais eficiente até a imunização em massa é a proteção.

Especialistas acreditam que todo o processo de vacinação vai levar alguns meses. A evolução vai depender da disponibilidade de doses, que estão sendo distribuídas a conta gotas, e da aplicação do imunizante, já que parte da população prefere acreditar em fake news sobre a vacinação.

O uso correto da máscara, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel a 70% e o distanciamento social ainda vão fazer parte da nossa rotina por mais um tempo. O mantra da pandemia também inclui evitar aglomerações e ambientes fechados, para impedir a propagação do vírus.

O médico pediatra Eduardo Jorge, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações em Pernambuco, explica que o clima é de otimismo mas ainda é preciso se manter vigilante.

A superintendente de imunizações da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo, reforça que a vacina é uma etapa importante da guerra contra a Covid, mas que ainda não vencemos.

Infectologistas acreditam que se a vacinação em massa der certo, a previsão é de que as máscaras sejam deixadas um pouco de lado, em meados de 2022, quando for atingida a chamada imunidade de rebanho.
 

Confira mais informações na reportagem de Samuel Santos, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook