Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Ambulância tem a passagem impedida por ato político em Frei Miguelinho


Por: REDAÇÃO Portal

Código de Trânsito estabelece que veículos de "socorro" tem prioridade

01/10/2024
    Compartilhe:

Código de Trânsito estabelece que veículos de

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) teve a passagem impedida por participantes de um ato político em Frei Miguelinho, no Agreste de Pernambuco. A situação ocorreu na noite do último domingo (29), e dentro do veículo estava sendo resgatada uma mulher vítima de atropelamento no distrito de Algodão do Manso.

Gilvanete Maria da Silva, de 80 anos, e sua filha, de 54 anos, foram atingidas por um carro duas vezes na frente da própria residência, segundo a Polícia Civil de Pernambuco. Um inquérito foi instaurado, por meio da 132ª Delegacia de Frei Miguelinho, para apurar as circunstâncias do caso. Ainda de acordo com a polícia, o condutor do veículo é um homem de 49 anos, que fugiu do local sem prestar socorro. 

A idosa vítima do atropelamento recebeu os cuidados iniciais por uma equipe do SAMU, mas devido à gravidade do quadro clínico, faleceu no local. Já a filha foi levada em uma Unidade de Suporte Básico (USB), gravemente ferida, para unidade hospitalar de Frei Miguelinho. 

Porém, após tentar acessar a via que dava acesso mais rápido ao hospital, um socorrista da equipe, identificado como Marcílio, afirmou que participantes de uma carreata política impediram a passagem do veículo. Vídeos que circulam nas redes sociais também mostram algumas delas dançando em frente à ambulância.

“Eu e a minha equipe fomos impedidos de passar. Fui xingado com palavras de baixo calão e tive medo até de descer da viatura, de sermos agredidos por organizadores do evento. Dava para passar, mas não deixaram”, alegou o socorrista Marcílio.

A carreata que teria impedido a passagem da ambulância acontecia em apoio à candidata a prefeita Luiza de Lula (Podemos). Em pronunciamento, Luiza de Lula prestou condolências aos familiares das vítimas do acidente e rechaçou a hipótese de motivação política.

"Venho aqui esclarecer a população de Frei Miguelinho que não tomei conhecimento (sobre o atropelamento) após a nossa carreata passar em Algodão do Manso. Teve esse desentendimento familiar entre vizinhos, e eu não comungo de violência. Luiza é paz, Luiza é amor, Luiza é respeito", declarou a candidata.

Apoiadores da candidata Luiza de Lula (Podemos) têm utilizado as redes sociais para justificar que a equipe do Samu sabia da realização da carreata, o que poderia obstruir a passagem do veículo. 

No entanto, o artigo 29 do Código de Trânsito estabelece que os veículos de emergência, entre eles ambulâncias, têm prioridade de trânsito. Além disso, o artigo 189 trata o impedimento da passagem de ambulâncias e veículos de socorro como infração gravíssima, passível de multa para os condutores.

Reportagem - Lucas Arruda

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook