Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Alepe debate soluções para desenvolvimento da Mata Sul

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Os principais conflitos são invasões de terras denunciadas improdutivas por empresas e que geram renda para agricultores familiares

02/10/2020
    Compartilhe:

Os principais conflitos são invasões de terras denunciadas improdutivas por empresas e que geram renda para agricultores familiares

Foto: Roberto Soares/ Alepe

A discussão de um novo modelo para o desenvolvimento econômico sustentável da Mata Sul de Pernambuco foi apontada como uma das soluções para os conflitos de terra que têm se intensificado nos últimos anos na região. A ideia foi defendida durante reunião na Assembleia Legislativa de Pernambuco realizada pela comissão de Agricultura e Cidadania da Alepe.

O advogado da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco, Bruno Ribeiro, disse que o conflito é gerado por causa de atividades de agricultores familiares que produzem alimentos no locais que estão fechados há décadas.

A advogada da Comissão Pastoral da Terra, Gabriela Rodrigues, que pediu a desapropriação dessas terras, afirmando que elas cumprem todos os requisitos necessários para tal procedimento. 

Em contrapartida, representantes jurídicos de empresas que atuam na região afirmam que muitas das invasões são recentes e que os posseiros estão desmatando áreas, inclusive de preservação ambiental.

O advogado da Agropecuária Mata Sul S/A, na cidade de Jaqueira, Rafael Aciolly, denunciou o descumprimento da legislação ambiental por parte dos posseiros e disse que são eles que ameaçam os funcionários. O secretário de Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, disse que o Estado não aceita a atuação de milícias armadas para intimidar os agricultores. Já a defensoria pública disse que presta assessoria jurídica aos agricultores e os gastos para impedir as posses são maiores que abrir mão das terras. A SDS prometeu fazer inspeção nos locais. 

Confira mais informações na reportagem de Fernando Alvarenga, no play disponível acima. 


 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook