“A gente deixa agência com recurso em caixa e obras em andamento”, informa o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco
A CBN Recife fez um balanço sobre o desenvolvimento econômico durante a gestão do PSB em Pernambuco.
Foto: Reprodução / G1
Com a mudança de gestão no cargo de governador do Estado de Pernambuco, é possível observar de que maneira se deu o governo do PSB em diferentes áreas, como a de desenvolvimento econômico, com um dos principais fatores sendo o Complexo Portuário de Suape. "Suape vai ser entregue muito redondo. Suape vive hoje um novo ciclo de crescimento que se deu no passado, quando houve o 'boom' em relação à indústrial naval, quando os estaleiros se implantaram. Houve um 'boom' quando a refinaria se implantou. E hoje a gente vive, principalmente nos últimos 4 anos, um novo fluxo de desenvolvimento em Suape. Entregamos Suape com mais de R$ 40 bilhões de investimentos previstos no curto e médio prazo", explica o diretor-presidente do Complexo, Francisco Martins, detalhou a situação para a mudança de gestão.
"A gente preparou e está submetendo e está submentendo um documento que se chama o Plano de Negócios 2023. Fiz questão de que essa versão do plano de negócios fosse o documento base para a transição, é o que vai nortear. Lá a gente está elecando as coisas que estão em andamento, as coisas que merecem atenção especial, as coisas que não podem ser descontinuadas", detalhou o diretor-presidente, Francisco Martins.
A respeito do desenvolvimento econômico de Pernambuco durante a gestão do PSB no executivo estadual, uma importante área é a de energias renováveis. O Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberto Abreu e Lima, falou sobre as dificuldades que Pernambuco tem enfrentado na hora de atrair o empresariado na área de energia sustentável. "Vou começar com uma dificuldade que não é inerente ao Governo do Estado, que são os projetos de energia eólica e solar. O nordeste está com sua capacidade de absorção de grandes parques eólicos e solares esgotada. A capacidade em termos de subestações, espalhadas no nordeste, estrangulou. E os leilões para as próximas obras de linha de transmissão e subestações não estão acompanhando o mesmo ritmo de interesse dos investidores", explicou.
O Diretor-Presidente da Adepe, Roberto Abreu e Lima, explica que a agência está em boas condições para a nova gestão. "Nos últimos quatro anos crescemos nossas despesas em 39%, só que nossas receitas crescemos em 60%. Então, a gente deixa a agência com recurso em caixa, com vários projetos e obras em andamento, são 16 obras em andamento, com algumas obras que deveriam ser iniciadas, com licitação concluída, mas a gente por prudência resolver não dar ordem de serviço e esperar a nova gestão para que ela tome a decisão se vai fazer as obras ou não", contou.
Assista aqui o debate sobre o balanço sobre a área de desenvolvimento econômico durante a gestão do PSB em Pernambuco.
Ouça a notícia com o repórter João Paulo Ribeiro, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
Tribunal de Contas de Pernambuco atinge nota máxima em índice de transparência
Essa foi a terceira vez seguida que o TCE-PE recebeu a premiação Diamante
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus recebem obra da Adutora do Agreste
A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 12 meses
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
OAB-PE entrega lista sêxtupla ao TJPE nesta quinta-feira
Com a entrega da lista, cabe agora ao Tribunal formar a lista que será...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Pernambuco promove cursos com capacitação profissional para população carcerária
Entre os benefícios para os participantes estão a emissão de certificado e...
- Por REDAÇÃO
- 20/11/2024
Procon-PE encontra variação de quase 150% nos preços em fiscalização pré-Black Friday
O órgão estará a postos nos estabelecimentos durante o dia 29/11, para...