Aeronáutica decide desativar Base Aérea do Recife, no Jordão
Base funciona desde 1941, mas atualmente realiza atividades auxiliares e de Defesa
Foto: Reprodução/TV Globo
A Base Aérea do Recife (Barf), localizada no bairro do Jordão, Zona Sul da cidade, será desativada na próxima quarta-feira (24). A decisão, tomada pela Força Aérea Brasileira (FAB), se baseia na "redução significativa nas atividades lá desenvolvidas". A Barf foi fundada em 1941 e foi usada pelos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial. Atualmente, as ações da base área são voltadas para apoio eventual a aeronaves militares em trânsito por Recife ou para a Segurança e Defesa (SEGDEF).
A decisão pela desativação, assinada pelo comandante da FAB, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, foi publicada no Boletim do Comando da Aeronáutica do dia 15 de julho. No documento também está especificado que as atividades da base passam a ser distribuídas para outros locais.
O Grupo de Segurança e Defesa de Recife (GSD-RF) e a Assistência Religiosa passarão à subordinação do Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar), em Boa Viagem, na Zona Sul. Já a Banda de Musica passará à subordinação do Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF), também em Boa Viagem. E os demais setores da Base Aérea do Recife desativada passarão a fazer parte da estrutura organizacional Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - Cindacta III, no Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Vítimas recebem mensagens com links suspeitos
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Mega-sena pode pagar R$ 14,5 milhões nesta terça-feira
As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país ou pela internet
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
OAB-PE elege Ingrid Zanella como primeira presidente mulher da instituição
Ingrid recebeu 11.441 votos