A dez dias das eleições, saúde, emprego e renda são principais temas que preocupam eleitores
A CBN Recife ouviu especialistas para saber quais são os principais desejos dos eleitores para o pleito.
Foto: Reprodução/G1
A dez dias das eleições gerais marcadas para o próximo dia dois de outubro, a CBN Recife ouviu especialistas para saber quais são os principais desejos dos eleitores para o pleito.
Quem vota em Jair Bolsonaro (PL) se importa mais com o combate à corrupção e a defesa dos valores da família e menos com saúde, educação e emprego do que a média de eleitores na hora de votar. É o que aponta a última pesquisa Datafolha contratada pelo Jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo.
Enquanto 20% dos entrevistados no total dizem que a corrupção é a primeira, a segunda ou a terceira área mais relevante ao decidir quem será o próximo presidente, a parcela sobe para 40% entre os apoiadores do atual chefe do executivo do Brasil.
Ainda segundo o levantamento, ao votar, os bolsonaristas também se preocupam mais com os valores da família. 34% acham o tema prioritário, mais do que os 22% no geral e o dobro dos 17% entre os apoiadores de Lula (PT).
Quanto à violência, os eleitores do presidente Bolsonaro tendem a seguir o restante dos entrevistados, 32%.
Para o cientista político Antônio Fernandes, a saúde é o principal tema que os eleitores vão levar em consideração na hora de votar.
Quando questionados sobre saúde, 73% dos bolsonaristas consideram o assunto fundamental na escolha, de acordo com a pesquisa. O valor fica abaixo dos 81% totais e mais longe ainda dos 86% dos apoiadores de seu principal rival, o ex-presidente Lula.
O mesmo acontece com o tema educação, prioridade para 69% dos apoiadores de Bolsonaro, contra 75% do total e com emprego e renda que tem 40% contra 57% por cento.
O cientista político e professor Felipe Ferreira Lima destaca que a fome e a inflação estão no centro do debate nessa campanha eleitoral.
A última pesquisa Datafolha também apontou que três em cada quatro defensores do presidente concordam total ou parcialmente com a frase: “política e valores religiosos devem andar sempre juntos para que o Brasil possa prosperar”.
O economista Pedro Neves chama a atenção que os brasileiros estão bastante preocupados com a situação do emprego e da renda no país.
Grande parte dos adeptos de bolsonaro concorda ainda que é mais importante um candidato defender os valores da família do que ter boas propostas para a economia para ganhar seu voto. 71% acham isso, ante 60% do total e 59% dos lulistas.
O eleitorado que apoia o presidente registra também o menor desejo de mudança. Ainda assim, 29% deles querem que as ações do próximo presidente sejam diferentes das de Bolsonaro. A média é de 72%.
Por sua vez, a saúde é a área com maior insatisfação de bolsonaristas, sendo 41% do eleitorado o percentual dos que querem novas ações.
Ouça a matéria do repórter Túlio Vasconcelos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
MPC recomenda que Câmara de Timbaúba não aumente salários do Executivo e Legislativo
O Projeto de Resolução n°. 03/2024 deve ser votado em segundo turno nesta...
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Em segundo turno, Alepe aprova política estadual de acesso a medicamentos à base de Cannabis
O texto havia sido aprovado por unanimidade, em primeiro turno, no dia 4 de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Em meio a atrasos nos pagamentos de servidores, vereadores de Timbaúba reajustam salário do prefeito
Projeto de Resolução passará por segunda votação no dia 19 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Prefeito eleito de Bom Conselho sofre atentado e seu primo é atingido por tiro no pescoço
Vítima sobreviveu e precisou ser socorrida para hospital
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Lula parabeniza Trump pela vitória nas presidenciais norte-americanas
Presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA