Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

81,7% das famílias pernambucanas seguem endividadas nos mês de abril, afirma Fecomércio PE

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Apesar da queda em comparação com o mês anterior, o estado atualmente conta com 426.897 endividados

09/05/2023
    Compartilhe:

Apesar da queda em comparação com o mês anterior, o estado atualmente conta com  426.897 endividados

Foto: Reprodução/G1

Um recorte local feito pela Fecomércio Pernambuco identificou que,no mês de abril,  81,7% das famílias pernambucanas seguem endividadas. A porcentagem é maior do que a registrada no Brasil, com 78,3%. Apesar da queda em comparação com o mês anterior, o estado atualmente conta com  426.897 endividados. 

De acordo com a pesquisa, aqueles com dívidas em atraso já somam 32,8% dos entrevistados, o que representa um total de 171.319 inadimplentes, número que vem aumentando nos últimos quatro meses.  Segundo a PNAD Contínua do IBGE, a taxa de desemprego, no trimestre de janeiro a março, avançou para 8,8%, o que representa uma alta de 0,9 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.

Esse alto número de endividados pode ser explicado pelo aumento no desemprego em abril, causado pelo movimento sazonal do início do ano - mais pessoas procurando vagas no mercado de trabalho.

Outro ponto considerado para o aumento de endividados foi o efeito da inflação. Os dados do IPCA mostram que há uma expectativa de queda na inflação para o mês de abril, o que pode contribuir para o aumento do poder de compra dos consumidores.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) tem como objetivo diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. São analisados os seguintes aspectos: percentual de inadimplentes, a intenção de pagar dívidas em atraso e o nível de comprometimento de renda.

Ouça a notícia com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook