14 de setembro: Dia Nacional Do Frevo
As comemorações ao Dia Nacional do Frevo deram início já na quarta-feira, no Paço do Frevo
Foto: Reprodução/Hugo Muniz
O Dia Nacional do Frevo é celebrado nesta quinta-feira, data que marca o momento em que o ritmo, que é também dança e cultura, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007, 100 anos após o primeiro registro da palavra "frevo". Já em 2012, o Frevo foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Além dos dois títulos, o Frevo tem também duas datas comemorativas e, em Pernambuco, ele é celebrado todos os dias.
A data faz referência também ao jornalista Osvaldo Almeida, cronista da primeira metade do século 20. Ele alimentava os jornais da cidade com notícias sobre carnaval e clubes no ciclo cultural do Recife. João Pedro Nires, Integrante da Troça carnavalesca mista Cariri Olindense, destaca a importância do dia para as agremiações.
As comemorações ao Dia Nacional do Frevo deram início já na quarta-feira, no Paço do Frevo com o lançamento do projeto de glossário de audiodescrição ‘Frevo às Cegas’, que tem o objetivo de democratizar o acesso e auxiliar na difusão do conhecimento sobre a dança, além de trazer o incentivo aos profissionais da audiodescrição na construção de roteiros de espetáculos de frevo.
O Paço do Frevo, que fica localizado no Bairro do Recife, é um equipamento cultural de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais brasileiras, o frevo.
Às 19 horas da noite desta quinta-feira, a festa de comemoração terá início com a apresentação do Bloco da Saudade, com o maestro Bozó. Em seguida, acompanhado da Orquestra do Maestro Carlos, o Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite virá em desfile pela Rua do Bom Jesus. Ao mesmo tempo, pela Rua da Guia, embalada pela Orquestra do Maestro Oséas, a Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, terá o seu desfile. Ao final dos cortejos simultâneos acontecerá um encontro dos gigantes do carnaval em frente ao Paço do Frevo, com suas respectivas orquestras, encerrando assim as comemorações do dia.
Ouça a matéria da repórter Ana Júlia Duarte clicando no play acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
23º Festival Recife do Teatro Nacional começa hoje com apresentação de Marco Nanini
Os ingressos para o Festival são solidários, ou seja, trocados por 1kg de...
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Consciência Negra: heranças africanas no Brasil resistem em meio às violências
Passados 136 anos da abolição da escravatura, o povo negro luta diariamente...
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Orquestra Sinfônica do Recife realiza duas apresentações gratuitas no Teatro Santa Isabel
Concertos são na quarta (20) e quinta (21) às 20h
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Pesquisadores lançam site com mapeamento de terreiros de Matriz Africana em Jaboatão
Plataforma será lançada no Dia da Consciência Negra
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Cepe abre inscrições para prêmios literários nacionais
Podem concorrer obras nas categorias Romance, Conto, Poesia, infantil e...
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Parque Santana recebe 1º Festival de Samba
Realizado pela Prefeitura, evento vai ocorrer no dia 23 de novembro, a partir...