TRANSPORTE URBANO: Em audiência promovida pelo MPPE, empresa Vera Cruz apresenta proposta para regularizar operação
O acerto foi estabelecido durante encontro mediado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na última terça-feira
Foto: Divulgação
A empresa Vera Cruz firmou um acordo com o Governo de Pernambuco e desistiu de realizar a entrega de nove linhas de ônibus, permutar e compartilhar outras sete, mantendo assim, a continuidade da operação no Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife. O acerto foi estabelecido durante encontro mediado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na última terça-feira (3).
O acordo estabelece que a operação da Vera Cruz vai melhorar e renovar a frota de coletivos. A empresa propôs a apresentação de 70 carros para serem vistoriados e aprovados até o dia 15 de abril e outros 26 até o dia 30 de abril, o que totaliza 179 veículos aptos a operarem até o final do mês.
A permissionária também se comprometeu em manter, no mínimo durante 12 meses, zero autuações de frota reduzida, reduzir em pelo menos 90% as autuações de horários de viagem não realizados.
Além disso, a Vera Cruz pretende regularizar a situação do Descumprimento de Ordem de Serviço Operacional (OSO), Operação de veículo retido e Plataforma Elevatória Veicular (PEV) quebrada ou ausente e foi encarregada de implantar programa de combate à evasão de receitas em suas linhas.
A Vera Cruz, que é umas das oito permissionárias do sistema, não tendo contrato de licitação, tinha pedido, no início de Março para devolver ao Estado a operação de nove linhas da área Sul do Recife, Jaboatão dos Guararapes, no Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca. O argumento apresentado, na época, foi de problemas operacionais e financeiros.
Guilherme Camilo