Sudene e CNI discutem oportunidades para o setor produtivo do Nordeste
Nesta quarta-feira (31), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) se reuniram em Brasília para debater a integração das cadeias produtivas da região Nordeste às medidas previstas na Nova Indústria Brasil (NIB). O encontro teve como objetivo fortalecer o setor produtivo regional através de ações conjuntas.
A Sudene, representada pelo superintendente Danilo Cabral, destacou a importância de territorializar as ações da NIB no Nordeste. “É importante verificar como o Nordeste está inserido nas missões previstas na política. O Nordeste tem uma janela de oportunidades que podem ser aproveitadas nesta conjuntura”, afirmou Cabral. A NIB foca na ampliação da autonomia, transição ecológica e modernização do parque industrial brasileiro.
Fabrício Silveira, superintendente de Política Industrial da CNI, recebeu a iniciativa com otimismo, ressaltando que a confederação já iniciou uma análise sobre o tema. “É um resgate do entendimento regional das dinâmicas intra e intersetoriais, entendendo como um ponto de destrave na cadeia produtiva significa um impacto positivo em todo o processo”, explicou Silveira.
Danilo Cabral também mencionou a construção de uma plataforma digital de dados sobre aspectos sociais, econômicos e ambientais pela Sudene. Ele destacou que a CNI, através do observatório da indústria, pode contribuir significativamente para a estruturação desses dados. “Integrar esta agenda à tecnologia para melhorar nossas análises e apresentar o cenário positivo do Nordeste aos investidores é fundamental”, afirmou.
Participantes do Encontro
Além de Danilo Cabral e Fabrício Silveira, o encontro contou com a participação de:
- Pabllo Brandão: Coordenador-geral de gestão institucional da Sudene
- José Farias: Coordenador de desenvolvimento territorial, infraestrutura e meio ambiente da Sudene
- Samantha Cunha: Gerente de política industrial da CNI
Próximos Passos
O avanço desta agenda colaborativa será discutido em novos encontros entre a Sudene e a CNI, envolvendo representantes do setor produtivo e outros agentes do governo. A expectativa é que essas reuniões resultem em ações concretas para o desenvolvimento industrial do Nordeste, alinhadas às diretrizes da Nova Indústria Brasil.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,53 bilhões de valores a receber, diz Banco Central
Até setembro, sistema devolveu R$ 8,35 bi esquecidos; saiba como conferir