Sistema Nacional de Cultura é sancionado por Lula no Recife
O evento ocorreu no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, local que leva o nome da mãe do chefe do executivo
Foto: Guilherme Camilo
A passagem do presidente Lula em Pernambuco foi encerrada com a sanção do marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura, na cidade do Recife, nesta quinta-feira (4). O evento ocorreu no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, local que leva o nome da mãe do chefe do executivo.
Considerado o SUS da Cultura, o documento visa fortalecer não só o resgate do Ministério da Cultura, como o protagonismo cultural no cenário político social do Brasil, organizando a política cultural, segundo o Governo Federal.
Durante a cerimônia, Lula utilizou o momento de fala para criticar o engavetamento da cultura durante o governo Bolsonaro.
Alvo de crítica da ala conservadora, Lula utilizou a Lei Rouanet para destacar o simbolismo do incentivo para a cultura brasileira.
Por meio do SUS da Cultura, estados, municípios, Distrito Federal e União poderão colaborar na gestão conjunta das políticas públicas voltadas ao segmento.
Hoje, 60% dos municípios, o que corresponde a mais de 3.500 cidades brasileiras, já fizeram adesão ao Sistema Nacional de Cultura.
Encerrado último compromisso do dia, Lula retorna aos compromissos oficiais da presidência, nesta sexta-feira, no Recife, onde junto ao Prefeito João Campos, assinará a Ordem de Serviço para a execução de encostas definitivas em cinco lotes de obras que beneficiam localidades em 13 bairros e comunidades da capital pernambucana.
Guilherme Camilo