Setor de flores espera aumento de 8% com Dia das Mães
No Recife, Festival Flores de Holambra espera atingir 100% de crescimento com flores e plantas para presentes
Foto: Divulgação/Daniel Trindade
Uma das datas mais esperadas por empreendedores e empresários, o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (12), tem expectativa positiva no Recife. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas da capital, a projeção é de crescimento de 5% nas vendas. São diversos segmentos impactados pela procura por quem deseja presentear as mães.
Um dos setores otimistas é de flores. As vendas deste ano devem crescer, só neste nicho, 8%, em comparação a 2023, de acordo com Instituto Brasileiro de Floricultura. São plantas e flores para decoração, cultivo e afeto. “É uma cultura de gentileza e de carinho. Elas podem ser o presente principal ou um gesto que acompanha outros mimos”, comenta Daniel Trindade, organizador do Festival Flores de Holambra do Recife, que possui mais de 150 tipos.
Ele está, em parceria com a Basílica do Carmo, realizando mais uma edição do Festival, que está acontecendo no Pátio do Carmo, no Centro do Recife. O local é passagem e endereço para pessoas que estão às ruas em buscas dos presentes para domingo. “Já estamos percebendo o aumento na movimentação por aqui, até pelo valor acessível que permite a compra de vários itens”, comenta. De acordo com ele, a expectativa é aumentar em 100% as vendas e atingir tíquete médio de venda por pessoa no valor de R$ 100.
Entre os itens mais procurados, estão orquídeas, rosas, rosa do deserto, cactos, suculentas e frutíferas. Além disso, com valores a partir de R$ 5, é possível comprar itens agregados, como vasos, plantas, mudas, além de receber orientações sobre plantios e cultivos. O Festival vai acontecer até o próximo dia 15 de maio, com entrada gratuita, das 8h às 18h.