Secretaria de Cultura do Estado lança Festival PE na Dança nas quatro macrorregiões de Pernambuco
Com oficinas, apresentações e sessões de cinema temáticas, o evento leva diversão para todas as idades e irá mapear os artistas e grupos que atuam no setor
Foto: Divulgação
Toda as variações da dança pernambucana ganham ainda mais espaço para fruição com o Festival PE na Dança, evento idealizado e realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, e que acontece de 14 de maio até 9 de junho. Apresentações e oficinas presenciais e virtuais compõem a programação dessa iniciativa que celebra o Dia Estadual da Dança, comemorado no último dia 29 de abril.
Seguindo o ideal de contemplar e difundir a dança nas quatro macrorregiões do estado, PE na Dança, a partir de 18 de maio, irá passar por quatro cidades – Triunfo, Aliança, Caruaru e Olinda – com programação artística ocupando o Theatro Cinema Guarany (Triunfo); Clube Municipal da Aliança (Aliança); Teatro Rui Limeira Rosal - SESC Caruaru (Caruaru) e o Teatro Fernando Santa Cruz (Olinda). Antes disso, o festival já realizou uma programação on-line com lives abertas ao público que trouxeram temáticas pertinentes ao universo da dança e seus desdobramentos. A grade formativa aconteceu de 14 a 16 de maio em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade de Pernambuco e Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado de Pernambuco (Sated-PE).
“Essa é mais uma iniciativa da gestão Raquel Lyra que busca estimular a produção cultural pernambucana, assim como formar público, perpetuar nossas tradições e apresentar novos talentos. Nosso time da Gerência de Política Cultural está direcionando as atividades e apresentações para os municípios que têm vocação para a linguagem da dança, que certamente irão aproveitar bastante essa vivência”, comenta a Secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
A programação de espetáculos, oficinas, rodas de conversas e sessões de cinema temáticas começa pela cidade de Triunfo (18 a 22/05), segue para Aliança (18 a 25/05), passa também por Olinda/Recife (20 a 29/05) e encerra em Caruaru (27/05 a 09/06) – ver programação abaixo. Tanto a dança popular quanto moderna estarão presentes nos espetáculos que foram escolhidos pela sociedade civil integrada por representantes do Conselho Estadual de Políticas Culturais, artistas e outros fazedores de cultura.
“Esse evento foi pensado como uma grande celebração do Dia Estadual da Dança, que é comemorado em 29 de abril, por isso a grade de programação aponta o holofote nas companhias de dança e artistas de cada cidade por onde o PE na Dança irá passar. Também queremos mapear os grupos e artistas de cada macrorregião e fortalecer essa rede. Queremos que esses fazedores se reconheçam e sejam reconhecidos nas suas regiões”, ressalta o assessor de dança da Gerência de Política Cultural e coordenador do PE na Dança, Paulo Henrique Ferreira.
Parcerias – A realização do PE na Dança deve-se também à parceria com várias instituições do âmbito público e privado. São elas: Sesc; Pernambuco Lonan Produções; UFPE- Licenciatura em Dança e Laboratório de Extensão e Ensino de Dança - LEED Cena Cumplicidades; CINEMATA; Sated-PE; Theatro Cinema Guarany Teatro Fernando Santa Cruz; Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos da Aliança; Prefeitura da Aliança; Escola de Frevo Zezé Corrêa; Associação Reviva Canavial; Arte e Cultura Adri Popular; Ponto de Cultura 15 de Novembro Cineclube; Cinemata e Secretaria de Assistência Social de Aliança.