Projeto “Escola MARIAS” promove formação em Agricultura Urbana e Periurbana de mulheres da RMR
O curso será dividido em dois módulos, sendo eles de produção e transformação dos alimentos
Foto: Divulgação
Com duração de 24 meses, o Centro Sabiá lança, na próxima segunda-feira, dia 22, a Escola Marias - Mulheres e Agricultoras Urbanas na Região Metropolitana do Recife (RMR). O projeto tem como objetivo fortalecer as iniciativas de agricultura urbana e periurbana de perfil agroecológico no Grande Recife, por meio da formação e partilha de conhecimento de 100 agricultoras, em especial mulheres periféricas, na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional, da saúde, da geração de renda e da melhoria da qualidade de vida dessas populações.
De acordo com Aniérica Almeida, coordenadora técnico pedagógica do Centro Sabiá, a formação será realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na cozinha do Movimento dos Trabalhadores/as Sem-Teto (MTST).
O curso será dividido em dois módulos, sendo eles de produção e transformação dos alimentos. Para complementar a formação, alunos e alunas do curso participarão de um módulo adicional de temas transversais, como destaca Aniérica Almeida.
O projeto também fará o acompanhamento de cinco hortas nas comunidades das agricultoras inscritas, sendo elas, a horta da Comunidade Quilombola Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho, Horta Popular Agroecológica Dandara em Peixinhos, em Olinda, a Horta Cozinha Solidária na Vila Santa Luzia, na Torre, a Horta Popular Agroecológica Sonho de Viver, em Boa Viagem, a Horta Margaridas, em Jiquiá, no Recife.
Guilherme Camilo