Prefeitura do Recife amplia vacinação contra gripe para todos os moradores da capital
A partir desta segunda-feira (4), os munícipes a partir dos seis meses de idade não vacinados poderão buscar as mais de 150 salas de vacina da capital para receber o imunizante
Foto: IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
A partir desta segunda-feira (4), a Prefeitura do Recife vai disponibilizar a vacina contra gripe para todos os moradores da capital a partir dos seis meses de idade. As pessoas que ainda não receberam o imunizante devem procurar alguma das mais de 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde do Recife, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A capital tem cerca de 260 mil doses remanescentes da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, que teve início no dia 4 de abril. Até o momento, foram aplicadas 207.033 doses da vacina, o que representa 42,8% da meta de 90% de cobertura vacinal, estipulada pelo Ministério da Saúde (MS). É importante destacar que no mutirão de vacinação programado para este sábado (2) e domingo (3) a vacina será aplicada apenas naqueles que fazem parte dos grupos prioritários.
A decisão de vacinar todos os moradores do município contra a gripe foi pactuada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), depois que o MS autorizou a ampliação do público para além dos grupos prioritários. Como a cidade ainda não atingiu a meta estipulada pelo órgão federal, mesmo com a abertura da vacinação para a população em geral as pessoas incluídas nestes grupos específicos devem procurar os postos para receber a dose.
A nova vacina contra gripe já inclui a proteção contra a cepa do vírus H3N2 (Darwin), que recentemente teve forte circulação no país, causando uma epidemia. O imunizante também contempla outras duas cepas da influenza: H1N1 e o tipo B. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.
DOCUMENTOS – Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.
INFLUENZA – Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.
Fonte: Imprensa PCR